Edição 85 - 14/03/2013

Sinal-DF solicita ao Depes representar servidores de Brasília no processo de mobilidade

Os servidores do Banco Central em Brasília com frequência questionam o Sinal-DF a respeito da mobilidade entre praças, demandando que o Sindicato tenha uma participação mais ativa nesse processo.

Com o objetivo de atender aos anseios de nossos filiados, o Sinal-DF se colocouà disposição do Depes, para auxiliar no processo de mobilidade entre praças que deve se iniciareste ano. 

Nas visitas pelos andares do Banco Central em Brasília, o Sinal-DF tem sido constantemente questionado por seus representados sobre o processo de mobilidade que deverá ser implementado no futuro próximo em virtude da constituição da Comissão Especial, que conduzirá o próximo processo de mobilidade funcional entre praças, e das inscrições já realizadas até 18 de fevereiro de 2013, conforme a Portaria n° 74.825, de 28 de janeiro de 2013. Muitos filiados e servidores gostariam de ver sua representação sindical participar e defender seus interesses nesse processo.

Brasília é a origem de ampla maioria dos servidores que requerem a mobilidade entre praças. A cidade apresenta uma condição diferenciada em relação à mobilidade. Como sede, tem recebido a maior parcela de servidores novos nos últimos concursos, com número significativo de servidores que se deslocam de seu estado natal para tomar posse na capital da República. Portanto, é mais sensível em Brasília a demanda para um possível retorno às cidades de origem, o que naturalmente leva à cobrança por apoio do Sinal-DF ao processo de mobilidade.

Mobilidade e organização de pessoal

O Sinal-DF entende que a mobilidade funcional, entre praças ou na mesma praça é processo de suma importância para a gestão de pessoas do Banco Central do Brasil. Através desse instituto, é realizada a maioria das movimentações horizontais da organização. E embora seja assunto da administração do Banco, os filiados e servidores de Brasília gostariam de ver seu Sindicato atento a esse processo.

Neste ano, o Depes recebeu 295 inscrições, das quais 239 são de analistas e 56 de técnicos. A demanda de mobilidade é maior por parte dos servidores lotados em Brasília, com o registro de 240 inscrições, sendo 215 analistas e 25 técnicos. As cidades de São Paulo (69), Rio de Janeiro (59) e Belo Horizonte (54) são as que receberam mais pedidos de servidores interessados em morar nessas capitais.

O Sinal-DF defende que regras claras e estáveis sobre processo da mobilidade da Casa ajudam no clima organizacional e promovem a atratividade dos nossos concursos. Nesse sentido, se esforçará para que o Banco Central caminhe na direção de criar um mecanismo permanente de mobilidade, onde a subjetividade seja reduzida ao mínimo necessário para que tanto o interesse da instituição como do servidor sejam alcançados.

A partir da Mobilidade, as próximas etapas devem ser a promoção de gestão do conhecimento e a formação de sucessores, com objetivo de preparar o Banco Central para as futuras alterações no quadro funcional.

O concurso precisa ser autorizado pelo MPOG, para que as vagas sejam distribuídas por diretorias. Somente após essa definição, a Comissão Especial poderá divulgar as normas para o certame. A previsão é de que um mês após o início dos trabalhos, os resultados possam ser publicados.

Por tudo isso, atento às demandas de seus filiados e dos servidores de Brasília, o Sinal-DF procurou o Depes para se colocar à disposição para participar e contribuir com os trabalhos dos concursos de mobilidade.

 

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorComissão Eleitoral Nacional acompanhará sistema eletrônico de votação na eleição nacional do Sinal
Matéria seguintePalestra sobre Reformas da Previdência // Parcerias SINAL-RJ