Edição 69 - 03/06/2013

Sinal Plural destaca projeto sobre assédio e a luta do movimento social

O número 15 de nossa revista chega aos leitores anunciando a publicação, no Diário Oficial, da sanção da presidente Dilma Rousseff ao projeto de lei de reajuste salarial às carreiras que firmaram o acordo dos 5-5-5 com o governo, entre elas, a dos servidores do Banco Central.

Dirigentes sindicais dessas categorias negociaram exaustivamente junto a parlamentares e representantes do Executivo a votação, realizada em meio à tramitação de medidas provisórias, à aprovação do Orçamento 2013 e ao início da Campanha Salarial Unificada deste ano.

Nesta edição, artigo exclusivo do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) explica projeto de lei de sua autoria que determina punição aos que praticam assédio no serviço público, por ele chamado “coação”. O Sinal apoia a iniciativa, incluída na temática Qualidade de Vida no Trabalho (QVT).

Entre outras várias articulações no Legislativo, destacamos o Encontro Nacional pela PEC 555, que lotou o auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados em 20 de março. A proposição extingue gradativamente a injusta contribuição dos aposentados à Previdência, instituída pela reforma de 2003.

Em Jurídico, toda a história da ação dos 28,86%.

Na íntegra, mostramos as novas direções regionais e da nacional do Sinal, eleitas em maio. No ano em que completamos um quarto de século, comemoramos a inclusão de novos – e jovens – colegas do Banco Central nos conselhos do sindicato. A valorização das seções regionais do BC, ponto principal de nossa instância máxima, a Assembleia Nacional Deliberativa (AND), realizada em Belém e Curitiba, foi também assimilada na Diretoria Executiva, agora integrada por dirigentes de várias capitais.

Na editoria de Turismo, ensaio fotográfico do colega Alexandre Wehby apresenta as belezas da Índia.  Em Costumes, o sabor característico do pinhão, sempre presente nas festas juninas do Sul e Sudeste do Brasil.

Entre outras variedades, a Sinal Plural registra a agenda do 190º aniversário do Parlamento, espaço da representação popular em nossa democracia que, entre idas e vindas, está garantida na Constituição cidadã de 1988.

Por essa comemoração, ilustramos nossa capa com a imagem captada por Orlando Brito em 21 de abril, dia dos 53 anos de Brasília. Também em nome da democracia, esperamos que nossos índios recebam do governo o respeito aos seus direitos. Em sua homenagem, a editoria Ambiente apresenta a Carta de Belo Monte.

Boa leitura!

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorEdição nº 37
Matéria seguinteEdição nº 38