Edição 104 - 23/07/2004

Governo pode rever os prazos de implantação do Reajuste Salarial

ÿ

O governo apresentou ontem uma nova tabela de remunera‡Æo para os funcion rios do Banco Central e deu sinais de que poder  rever os prazos de implanta‡Æo do reajuste, inicialmente previstos para 2005.

A reuniÆo com os representantes do funcionalismo come‡ou …s 10h30 e s¢ foi conclu¡da …s 21h. Eles insistiram, pela manhÆ, que o governo nÆo poderia esquecer os servidores do final de carreira, que praticamente nÆo tiveram aumento no PCS de 2003. O negociador do governo, Arno Augustin, e o diretor de administra‡Æo do Banco, JoÆo Ant“nio Fleury, entenderam as pondera‡äes dos sindicalistas e, em fun‡Æo disso, interromperam a reuniÆo …s 14h30 para que novos c lculos fossem feitos.

·s 19h, o governo trouxe uma nova tabela com GABCs de 65% (para as classes A, B e C de analistas e t‚cnicos) e de 70% para a classe especial de ambas as categorias. Al‚m disso, a remunera‡Æo dos t‚cnicos ‚ fixada, na tabela, em 50% do sal rio dos analistas. Houve, tamb‚m, um pequeno avan‡o na eleva‡Æo do montante do PCS, de 150 milhäes para 168 milhäes, proposta que o governo considera como a definitiva.

Em rela‡Æo aos prazos, por‚m, at‚ o final da reuniÆo, nÆo havia qualquer indicativo de mudan‡a por parte do governo, que continuava insistindo em implementar a tabela em trˆs etapas: novembro de 2004, julho e dezembro de 2005. Os sindicalistas disseram, com veemˆncia, que o funcionalismo quer aumento j .

Argumentaram que o atual PCS entrou em vigor apenas em dezembro de 2003, mas seus valores eram relativos …s perdas de 2002. Isso significa que, ao jogar a implanta‡Æo da nova tabela para 2005, o governo deixa o funcion rio do BC com dois anos sem qualquer tipo de reposi‡Æo salarial.

No final da reuniÆo, o negociador Arno Augustin afirmou que o governo vai reavaliar o assunto at‚ … nova rodada de negocia‡Æo, que ser  realizada entre ter‡a-feira e quinta-feira pr¢ximas.

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorA BOLA ESTÁ COM O BANCO
Matéria seguinteAssembléia hoje, 26/7 (Filipeta)