Edição 004 - 02/02/2017

Resultado da Pesquisa do PASBC

Em 18/01/2017, o Sinal-RJ solicitou ampla participação dos colegas para responderem perguntas sobre o Programa de Assistência a Saúde dos Servidores do Banco Central – PASBC, objetivando colher informações que balizarão a ação futura do Sindicato e determinarão a forma pela qual deveremos atuar na defesa do PASBC, para a sua perenidade e solidez.

Na oportunidade, gostaríamos de agradecer a todos que participaram, respondendo os quesitos e contribuindo enormemente para a ação do sindicato.

A pesquisa, finalizada em 29/01/2017, contou com a colaboração de 180 participantes. A amostra de informações colhida pela pesquisa foi importante para inferirmos algumas conclusões:

A grande maioria dos participantes é filiada ao Sinal, 97%.

Do universo da amostra, 74% dos que responderam a pesquisa são aposentados, 25% ativos e 1% pensionistas.

Sobre a estrutura etária dos participantes, ela reflete em muito a pirâmide etária do próprio PASBC no Rio de Janeiro, que apresenta 52% de beneficiários com idade acima de 60 anos, e, principalmente, a pirâmide etária dos filiados ao Sinal-RJ, sinalizando a importância da participação dos servidores mais novos no movimento sindical e na discussão dos temas da categoria.

Pesquisa1Pesquisa2

Outro ponto que nos chama a atenção é o grau de desinformação sobre a situação econômico-financeira do PASBC – 65% responderam que se consideram mal ou pessimamente informados sobre esses aspectos do Programa. O Sinal-RJ vem pedindo sistematicamente transparência e divulgação dos dados financeiros sobre o PASBC, mas as informações oferecidas até então são insuficientes para a formação de uma massa crítica de subsídios que possam ser utilizados como indicadores da atual situação econômica do Programa.

Assim, se torna urgente que informações mais detalhadas sobre custos e eficiências dos gastos sejam repassadas aos seus usuários. O acesso ao Portal do programa precisa ser melhorado e mais atenção à manutenção e criação de novos aplicativos se impõe.

Sobre a forma que os participantes encarariam um eventual aumento da sua contribuição ao PASBC, 80% responderam que lidariam mal ou pessimamente com essa possibilidade. É preciso lembrar que o PASBC não é um plano de saúde. Ele é um Programa de Benefícios para os servidores e uma responsabilidade legal do Banco Central desde a sua constituição e, deve funcionar integrado com outros programas que tenham como finalidade à prevenção que deveria ser mais cuidada pela direção do BCB.

Qualquer alteração na variável contribuição poderá aumentar ainda mais o distanciamento do BCB em relação às outras carreiras do topo do executivo federal e comprometer a atração e retenção de servidores qualificados que garantam o alto grau de entregas e produtividade inerentes à atuação do BCB para a sociedade brasileira. Observem que a pesquisa evidenciou que o PASBC é um importante instrumento de Gestão de Pessoas para o Banco Central – 75% dos participantes responderam que a existência do amparo dado pelo PASBC foi um fator determinante na sua escolha por trabalhar e permanecer trabalhando no BCB.

30% dos participantes consideram que a atuação do Sinal tem sido boa ou excelente na defesa do PASBC, enquanto que apenas 6% tem a mesma percepção sobre a atuação do BCB neste objetivo. 29% consideram a atuação do Sinal ruim ou péssima, e 68% tem essa percepção negativa sobre a atuação do BCB. Ambos os lados destacam a necessidade de ampliação das ações em defesa do PASBC.

Contribuiu em muito para a avaliação negativa da atuação do BCB no programa de saúde, o problema dos descredenciamentos realizados de forma violenta e sem consulta aos usuários e prestadores de serviços tradicionais.

O PASBC é parte da nossa cultura, um grande ATIVO do BCB e maior PATRIMÔNIO dos servidores da Casa, portanto esta é uma luta não apenas dos servidores, como também da administração do BCB, lembrando a responsabilidade legal da administração pelo equilíbrio financeiro e da existência de recursos liberados de propriedade do BCB para que um eventual e imediato aporte de recursos seja feito no programa.

Assim, conclamamos a todos os servidores a se envolverem na discussão sobre os rumos do nosso PASBC e solicitamos a administração do BCB a darmos as mãos pelo PASBC, dando-lhe mais apoio.

O PASBC é nosso!

********************************************************************************

A propósito, Reproduzimos abaixo texto sobre a matéria divulgado no site da AAFBC.

“Pela Perenidade e Fortalecimento do PASBC!

É muito importante a adoção de medidas que devem ser colocadas em prática o quanto antes, objetivando mobilizar a percepção de toda comunidade do Banco Central do Brasil no sentido de que o PASBC é:
Responsabilidade Legal do BCB;
Grande ATIVO do BCB;
Parte da CULTURA do BCB;
Maior PATRIMÔNIO dos servidores;

Dois Grupos de Trabalhos (GTs) estão formulando propostas reestruturantes para serem adotadas objetivando a perenidade e sustentabilidade do nosso PASBC. É importante, também, o avanço social pelo maior comprometimento dos beneficiários como corresponsáveis nessa finalidade, fiscalizando, adotando ações de promoção de saúde em seu cotidiano, e, sobretudo, uma utilização mais consciente dos recursos oferecidos pelo Programa. No entanto, qualquer estratégia necessitará de tempo para oferecer resultados e um aporte de recursos, o mais breve possível, será determinante para que possamos ter segurança nesse processo.

Do prazo concedido aos Grupos de Trabalho para analisar e propor aprimoramentos nos aspectos atuariais, financeiros, governança, gestão, processos de trabalho e estrutura da área de saúde do Banco Central do Brasil, já transcorreu 2/3 do período de 90 dias previstos.

A divulgação de depoimentos de beneficiários do PASBC, demonstrando por meio de casos concretos, a importância do Programa de Saúde como inestimável patrimônio na vida dos servidores e de seus dependentes, e o envolvimento da AAFBC, ABACE, SINAL, outras Associações e Sindicatos, estabelecendo alianças estratégicas na defesa do PASBC, será fundamental no objetivo final.

É imperiosa a mobilização pelo reconhecimento por toda comunidade do Banco Central da importância do PASBC não só para os beneficiários, mas também para o próprio BACEN como um de seus maiores ATIVOS.

“ATIVOS – ATENTOS – JUNTOS PELA MANUTENÇÃO DO P A S B C” ”

Juntos somos mais fortes!
Filie-se!

Edições Anteriores
Matéria anteriorParticipe da enquete do Sinal Fortaleza
Matéria seguintePalavra do Filiado