SINAL-SP INFORMA nº 30 - 24.6.13

Reunião do GT-PASBC / Contas do sindicato / Eleição do Conselho Editorial da Revista Por Sinal / Saiu na imprensa


 

SINAL-SP INFORMA

     São Paulo, 24 de junho de 2013 – nº 30

FILIE-SE AO SINAL!

.

REUNIÃO DO GT-PASBC

Nesta terça-feira, 25/6, às 12h

A Reunião do Grupo de Trabalho em São Paulo sobre o Plano de Assistência à Saúde dos Servidores do Banco Central – PASBC,  será realizada na sede do Sinal-SP: Av. Paulista, nº 1.754, 14º andar, cjs. 141 a 144.

Os interessados em participar do grupo deverão confirmar a presença pelo e-mailsinalsp@sinal.org.br ou telefone (11) 3159-0252.

As reuniões do GT têm o apoio do Sinal-SP e ocorrem, preferencialmente, na última terça-feira de cada mês.

.

CONTAS DO SINDICATO

Lembramos aos filiados que os demonstrativos contábeis da regional São Paulo(arquivos no formato PDF) são publicados no sítio do SINAL, na área de acesso exclusivo. O último balancete se refere ao mês de maio/2013. Ao acessar a página, escolha Regional São Paulo.

.

ELEIÇÃO DO CONSELHO EDITORIAL DA REVISTA POR SINAL

Após a eleição da nova Diretoria Executiva, o Sinal está promovendo a escolha dos membros do próximo Conselho Editorial da revista Por Sinal, para o biênio 2013/2015. Os critérios são os já estabelecidos e vigentes, pelo Conselho Nacional (CN): sete conselheiros, sendo 3 membros natos − o Presidente Nacional do SINAL, o Diretor de Comunicação e o Diretor de Estudos Técnicos – e quatro membros fixos. Dois deles serão escolhidos entre os conselheiros do SINAL e as outras duas vagas entre os servidores do BC filiados ao SINAL e que não estiverem exercendo no momento qualquer cargo diretivo no sindicato.

As inscrições para as duas vagas de filiados não conselheiros deverão ser realizadas nas regionais do Sinal*.

O CN escolherá os participantes do Conselho Editorial com base na análise do currículo dos candidatos, sendo obrigatória sua apresentação. As inscrições serão aceitas nas regionais até o dia 01.7.2013.

Fonte: Apito Brasil nº 79, de 21/6/13

* Em São Paulo, a inscrição poderá ser feita pelo e-mailsinalsp@sinal.org.br ou por carta endereçada à sede do Sinal-SP: Avenida Paulista, 1754 – 14º andar – cjs. 141/144 – CEP 01310-920.

.

SAIU NA IMPRENSA

A reforma política é um assunto que interessa à sociedade como um todo, haja vista as recentes manifestações populares em todo o Brasil. As Carreiras de Estado estão dispostas também a discutir o assunto, como atesta a notícia abaixo, publicada pelo Fonacate em 12/6/13.

 

Fonacate prepara Seminário para debater Reforma Política

“Sabemos que o Brasil precisa de uma reforma política ampla e que será essencial para diminuirmos os números da corrupção nesse país. Por isso, entendemos que as carreiras de Estado devem provocar essa discussão.”

12/6/13

Em Assembleia Geral realizada na tarde desta terça-feira (11), na sede do SINAL (Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central), os membros do Fonacate discutiram a importância da reforma política, tema este que também será foco de Seminário elaborado pelas Carreiras de Estado.

“Sabemos que o Brasil precisa de uma reforma política ampla e que será essencial para diminuirmos os números da corrupção nesse país. Por isso, entendemos que as carreiras de Estado devem provocar essa discussão”, defendeu o presidente do Fonacate, Roberto Kupski.

O Seminário sobre Reforma Política, promovido pelo Fórum das Carreiras de Estado e entidades filiadas, será realizado dia 7 de agosto, no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Na próxima Assembleia do Fonacate, em julho, a Comissão Técnica do evento – composta por representantes da Unacon Sindical, Unafe, Anffa Sindical e Afipea –, deve apresentar a programação e as sugestões de painéis e nomes para os debates, que contará com especialistas nacionais e internacionais no assunto.

[[]]

Projetos – Pauta reincidente nas reuniões do Fonacate, a PEC 555/2006 – que prevê o fim da cobrança de contribuição previdenciária sobre os proventos dos servidores públicos aposentados e pensionistas – ainda gera expectativa nas entidades para que seja aprovada este ano.

O presidente Roberto Kuspki lembrou que falta apenas o Líder do PT, José Guimarães, assinar o requerimento de urgência para que a matéria seja pautada no Plenário da Câmara, e pediu que as entidades filiadas procurem o deputado para que ele firme esse compromisso.

Já o presidente da ADPF e vice-presidente do Fórum, Marcos Leôncio, disse que esteve numa audiência com o ministro da Previdência, Garibaldi Alves, e que ele afirmou que não há interesse desse governo em votar a PEC 555/2006. “Pelo que o ministro da Previdência disse, a posição do governo é de não votar a PEC 555 e nem fator previdenciário este ano”, destacou Leôncio.

 “Vamos continuar a luta. Continuar pressionando os parlamentares e vê se conseguimos que o Congresso faça um acordo com o Executivo. Mas, precisamos ter sucesso na aprovação desta matéria”, enfatizou Kupski.

Os membros do Conselho Deliberativo definiram ainda outros projetos que o Fonacate deve acompanhar no Congresso, como o PL 5.261/2013, de autoria do deputado federal Policarpo (PT/DF), que, no âmbito da regulamentação da Convenção 151, define “diretrizes para a organização sindical dos servidores públicos”.

O presidente do Fonacate reiterou que em reunião realizada no mês passado com o deputado Policarpo, ele garantiu que contaria com o Fórum (que fez um Projeto de Lei de Greve no Serviço Público e trata, dentre as suas diretrizes, da liberação para mandato sindical), nas discussões sobre o tema.

A PEC 05/2011 (altera o inciso XV do art. 48 e revoga os incisos VII e VIII do art. 49 para estabelecer que os subsídios do Presidente e Vice-Presidente da República, Ministros de Estado, Senadores e Deputados Federais sejam idênticos aos dos Ministros do STF) e a PEC 68/2011 (altera o art. 39 para restabelecer o adicional por tempo de serviço), também estão entre os projetos acompanhados pelo Fonacate e que aguardam andamento na Câmara dos Deputados.

Fonte: Fonacate 

–  Siga no Twitter as últimas notícias do SINAL-SP  –

.

SINAL – Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central

Av. Paulista, 1754 – 14º andar – cjs. 141/144

 São Paulo SP –  CEP 01310-920 /   (11) 3159-0252

sinalsp@sinal.org.br  /  link para SINAL-SP: clique AQUI


 

Edições Anteriores
Matéria anteriorNas ruas e avenidas
Matéria seguinteEleição do Conselho Editorial da Revista Por Sinal / QVT – Encontro em Porto Alegre / Psicologia do Trabalho – Simpósio em São Paulo / Saiu na imprensa