Edição 157 – 3/12/2014

Reunião Sinal/BCB – 1º de dezembro de 2014


Realizou-se, nesta segunda, dia 1º de dezembro, a programada reunião trimestral com a participação, pelo BCB, de Altamir Lopes e Luiz Edson Feltrim, diretores, Geraldo Magela Siqueira, secretário executivo, David Falcão, chefe de unidade e Danilo Trademar Acosta, chefe adjunto de unidade, e, pelo Sinal, de Daro Marcos Piffer, presidente, Sergio da Luz Belsito e Eduardo Stalin Silva, diretores e Max Meira, presidente regional.

Reequilíbrio salarial na casa
O Sinal apresentou estudo sobre a remuneração das carreiras e cargos do BCB, contendo proposta de realinhamento Analistas e Procuradores, bem como o retorno da proporcionalidade de 50% entre Técnicos e Analistas.

O Banco Central mostrou-se disposto a avaliar a proposta, seu impacto orçamentário e demais implicações, e seguir conversando sobre o tema.

Reiterou o Sinal, de qualquer forma, que essa proposta tem como meta tão-somente sanar imediata e pontualmente o equívoco cometido, na década passada, contra Analistas e Técnicos do BCB e que, paralelamente, vai prosseguir na luta, visando a modernização da carreira de Especialista do BCB e a remuneração do topo do Executivo para Analistas e Procuradores, com 70% para os Técnicos em relação ao subsídio dos Analistas.

Acordo 28,86%
A proposta de acordo está para ser enviada ao Ministério da Fazenda, via Procuradoria Geral do Ministério da Fazenda (PGFN). O GT de Litigiosidade deve se reunir na próxima segunda-feira para tratar esse e outros assuntos, como o encaminhamento da ação dos quintos e décimos.

PASBC
O Sinal reclamou novamente sobre a cobrança indevida – parcelada, em vários meses – da Participação Direta Limitada (PDL) sobre internações, sem solução por parte do Banco.

Sobre a prestação interna de serviços aos usuários do Plano, a Administração informou que não dispõe de servidores em número suficiente para atender a demanda crescente e que, portanto, vai prosseguir com o projeto de terceirização.

Combate ao assédio moral e sexual
A campanha institucional do Sinal foi lançada no dia 27/11 e reiterada no Apito Brasil QVT. O BCB deve lançar sua campanha no próximo dia 9/12.

Edições Anteriores
Matéria anterior
Matéria seguinteConvocatória para Reunião Ordinária do CR-DF, amanhã