Edição 164 – 10/11/2016

SEGRT e Núcleo Financeiro definem data para abertura de GT


Em reunião na manhã desta quarta-feira, 9 de novembro, entidades do Núcleo Financeiro da Administração Federal e a Secretaria de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho (SEGRT), do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) estabeleceram o próximo dia 14 de dezembro com data inicial do Grupo de Trabalho (GT) voltado ao diálogo sobre a agenda comum às carreiras.

DSC_0224[1] (Small)

Daro Piffer, presidente nacional, Paulo Lino, diretor de Relações Externas, e Epitácio Ribeiro, diretor secretário, representaram o Sinal no encontro, que contou também com a participação do Sindicato dos Técnicos do Banco Central (SinTBacen) e dirigentes sindicais da CVM, da PREVIC e da SUSEP.

De acordo com o SEGRT, Augusto Akira Chiba, a ideia inicial é otimizar o tempo, discutindo questões convergentes, uma vez que dezenas de carreiras aguardam abertura de GT. Para a próxima reunião as entidades se comprometeram a definir demandas que sejam coletivas, enquanto a Secretaria deverá apresentar as diretrizes do governo para as negociações.

Em um segundo momento, serão abertas as discussões sobre as questões específicas de cada categoria.

Outros pleitos, conjuntos e específicos, também estiveram em destaque na reunião desta quarta-feira:

Reajuste dos celetistas reintegrados

De acordo com Chiba, a Consultoria Jurídica (Conjur) do MP deve proferir parecer a respeito da matéria nas próximas semanas. A demora se deve à substituição do advogado responsável pelo caso. O secretário afirmou, ainda, que espera ver a situação resolvida ainda em 2016.

Nível superior para o cargo de Técnico do BCB

O Sinal pontificou que esta é uma questão que não deve, em nenhuma hipótese, ser reaberta para discussão no próximo GT, devendo ser considerada como um ponto já acordado com o governo.

Assimetrias salariais

Sobre a falta de equiparação salarial entre os servidores de carreiras típicas de Estado, Chiba afirmou que, no momento, é uma questão que extrapola os limites da Secretaria.

Edições Anteriores
Matéria anteriorFórum dos SPF conclama dia de luta para esta sexta-feira, 11
Matéria seguinteVotação Fenafirc