
Edição 81- 9/7/2025
Seminário debate ameaças da reforma administrativa para o setor público
“Não é reforma, é demolição”. Estas foram as palavras de ordem que encerraram o Seminário Nacional Contra a Reforma Administrativa realizado nesta terça-feira, 8 de julho, pela Frente Parlamentar Mista do Serviço Público.
O presidente, Epitácio Ribeiro, a diretora de Relações Externas, Edna Velho, a diretora de Comunicação, Maria Regina Ribeiro, e o diretor de Assuntos Jurídicos do SINAL, Sergio Belsito, estiveram presentes na atividade, que ocorreu no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados. A programação contou com palestras e o debate de estratégias de atuação na defesa dos servidores em face da construção de uma proposta de reforma administrativa no âmbito do Grupo de Trabalho (GT) criado na Casa.
Da tribuna, parlamentares e lideranças sindicais se alternaram em críticas e alertas às ameaças que rondam o setor público, dentre elas a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020. Em seu pronunciamento, o presidente do SINAL, Epitácio Ribeiro, destacou ainda que a tentativa de uma reforma administrativa no Banco Central começou em 2023, com a PEC 65, que pretende alterar o regime jurídico da Autarquia, e conclamou todo o funcionalismo a se engajar na mobilização em defesa do BC e das prerrogativas de seus servidores.
Assista ao seminário na íntegra clicando aqui.
Live hoje às 14h30
Somando forças à luta em defesa do serviço público, o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), do qual o SINAL é membro, promove logo mais, às 14h30, ato virtual, com transmissão ao vivo.
Além de reiterar a posição contrária das entidades que integram o Fonacate a qualquer tentativa de retomada da PEC 32/2020, a atividade promoverá um debate técnico, com a presença de representantes do setor público e de parlamentares ligados à área de gestão pública.
Acompanhe o evento clicando aqui.