Seminário dos 25 anos do Sinal O Brasil nas ruas: por um Banco Central cidadão
![]()  | 
 ![]()  | 
![]()  | 
| Colega do BC José Manoel R Bernardo | Deputado Estadual Marcelo Freixo | Professor Reinaldo Gonçalves | 
   São 25 anos de luta, mas também de debates. A construção democrática do Sinal ao longo desse período formou a sua personalidade, com o livre espaço à divergência e à troca de ideias, convergindo para o seu atual modo de atuação sindical. 
  
  Esse modo de atuação se explicita desde a forma de escolha dos seus representantes sindicais, passando pelo processo decisório sobre temas importantes e transparecendo na abertura de amplos canais de comunicação com a categoria. 
  
  Como já dito, a nossa especificidade por sermos representação sindical em uma instituição como o Banco Central, ator econômico fundamental no jogo da economia, traz-nos uma responsabilidade extra. 
  
  Enquanto reconhecido como agente do serviço público, o BC deve se pautar não apenas na referência dos limites legais já delineados, mas também procurar acompanhar as consequências sociais de suas ações. 
  
  A defesa de uma atuação do BC focada no melhor interesse do cidadão é, também, bandeira do nosso sindicato e dos servidores desta casa. Desse modo, a promoção do seminário  “O Brasil nas ruas: por um Banco Central cidadão” vai ao encontro desse papel do Sinal.
  
  Esse seminário contará com a presença de palestrantes da mais alta categoria: o colega do BC  José Manoel Rocha Bernardo , o Professor  Reinaldo Gonçalves e o Deputado Estadual  Marcelo Freixo. 
  
  Os movimentos de rua ainda recentes, e que parecem tomar novos contornos nos últimos meses, são uma novidade política nesses 25 anos vigência da nova carta constitucional democrática. O que nós temos a ver com isso? Ou melhor:
   ·         Qual seria a relação desses movimentos de rua e a responsabilidade social do Banco Central do Brasil? 
  
  ·         Em que pese a ainda não regulamentação do artigo 192 da nossa Constituição, que trata do papel do sistema financeiro em nossa sociedade, o que cabe ao BC? 
  
  ·         A atual estrutura decisória e administrativa do BC é positiva ou negativa para a sociedade brasileira? 
  
  ·         A concentração de atribuições funcionais em um círculo cada vez mais restrito na sede e a retirada contínua de atribuições das regionais joga a favor ou contra? 
  
  ·         O que o Sinal tem feito para ajudar a mudar a atual realidade do sistema financeiro?
Coloque na sua agenda: Seminário do Sinal, dia 23 deste mês, às 14h, no auditório maior do 23º andar no Edifício sede do BC, na Avenida Presidente Vargas.
Venha assistir ao seminário, externando também a sua opinião, mas chegue cedo, deveremos iniciar as apresentações sem muitas delongas.
Venha se informar e leve os seus questionamentos, vamos ampliar esse debate!
Visite a página do SINAL 25 ANOS e saiba tudo que vai acontecer nessa comemoração!
				
		


