Edição 050 - 8/12/2014

Seminário Sinal-RJ: Perspectivas econômicas no Governo Dilma 2. Quais os caminhos possíveis para a ação sindical?

 Este ano de 2014 não trouxe as manifestações de rua de 2013, talvez por uma diminuição de mobilização devido à repercussão negativa dos conflitos e depredações oriundos de grupos minoritários, mas suas demandas permearam o processo eleitoral nacional mais recente. Essas demandas das ruas em 2013 recaíram de forma não muito estruturada e dirigida sobre os serviços públicos, ainda insuficientes para atender aos milhões de cidadãos ainda alijados de atendimento de saúde adequado, de ensino de boa qualidade ou de oferta de transporte público e saneamento básico minimamente aceitáveis.

 
 Os brasileiros que passaram a fazer parte do mercado consumidor devido, em especial, às consequências econômicas das transferências de renda, realizadas através de programas como o Bolsa Família, e da política de aumento real do salário mínimo, foram o foco principal dos programas eleitorais. Essa ascensão de milhões de pessoas ao mercado consumidor doméstico, com uma segurança maior dada pela estabilidade empregatícia, levou para o centro do debate das eleições majoritárias, especialmente a do executivo federal, o questionamento se esse ganho de melhoria das condições de vida seria mantido ou não.
 
 Um contexto internacional menos favorável para as economias que concentram parcela significativa da sua pauta de exportações em commodities agrícolas e minerais, como a brasileira, traz preocupação quanto a sua margem de manobra em caso de aprofundamento da crise internacional.
 
 A indicação recente dos nomes para o comando da economia, com a sinalização que esses nomes trazem na expectativa dos agentes econômicos, parece indicar uma mudança de modelo econômico no segundo mandato da Presidente Dilma Rousseff.
 
 Perante essa possível mudança de trajetória das principais variáveis macroeconômicas, o Sinal-RJ convidou o economista Fernando Cardim de Carvalho para nos ajudar a entender melhor essa mudança de cenário e em como ela vai afetar a situação da classe trabalhadora.
 
 Podemos perguntar se será possível manter os programas de transferência de renda nos moldes atuais, ou se esses programas serão mais requisitados, face ao possível aumento do desemprego como consequência de uma política econômica contracionista. Ou ainda, em como uma redução do investimento público para atender a meta de superávit primário por parte do Tesouro Nacional afetará os serviços prestados pelo Estado. Um consequente menor poder de barganha da classe trabalhadora, como poderá afetar sua atuação? Haverá espaço para uma atuação sindical eficaz?
 
 Coloque na sua agenda: Seminário Sinal-RJ, dia 17 deste mês, às 9h30, no auditório menor do 24º andar no Edifício sede do BC, na Avenida Presidente Vargas.
 
 Venha assistir ao seminário e traga suas dúvidas, questionamentos e opinião.


  Novo livro de credenciados do PASBC 

Nesse mesmo dia e local, das 9h às 9h30, antes do seminário, o Sinal-RJ fará distribuição gratuita a cada filiado do novo livro de credenciados do PASBC.       Com o objetivo de facilitar o controle, a entrega será de um exemplar e feita diretamente ao próprio filiado.


  

Juntos somos fortes!

 

 

 

 

Edições Anteriores
Matéria anteriorCronologia relativa a INCORPORAÇÃO DOS QUINTOS
Matéria seguinteCiclo de palestras na UnB debate modelo econômico e dívida pública