Edição 44 - 15/3/2023

Servidores aprovam proposta de reajuste de 9%


Em Assembleia Geral Nacional (AGN) na tarde desta terça-feira, 14 de março, os servidores do Banco Central do Brasil aprovaram a proposta (veja aqui) de reajuste linear apresentada pelo governo federal. Além da recomposição remuneratória de 9%, a partir de maio, a oferta, oficializada também nesta terça-feira pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), contempla o reajuste, de 43,6%, no vale-alimentação e os demais itens constantes da primeira proposta, enviada pelo Executivo em fevereiro (veja aqui).

Do total de votantes, 881 disseram “sim” à mais recente proposta do MGI, 34 votaram “não”, além de 11 abstenções registradas. Após a confirmação do aceite, por parte do SINAL e das entidades representativas das demais carreiras do Executivo, e da assinatura dos termos de acordo, o governo enviará ao Congresso Nacional os projetos necessários para a efetivação das recomposições.

Além de repor parte das perdas inflacionárias acumuladas nos últimos anos, o reajuste em tela trará impactos positivos para o financiamento do Programa de Assistência à Saúde dos Servidores do Banco Central, uma vez que, com a elevação das remunerações e proventos, aumenta  também, de acordo com as normas vigentes, a contribuição proporcional da Autarquia para o Programa.

A mobilização, todavia, não se encerra aqui. Com a questão remuneratória para 2023 encaminhada, o SINAL entrou em contato com o MGI ainda nesta terça-feira para reiterar o pleito pela instalação da mesa setorial que tratará das demandas específicas do corpo funcional do BC, como a reestruturação da carreira de Especialista.

Esclarecimento

Alguns colegas relataram dificuldades no acesso e participação na AGN desta terça-feira. Como se tratava de uma assembleia de caráter deliberativo, foi exigida uma autenticação para ingresso na sala virtual e a identificação, com nome e sobrenome, para permanência. Os procedimentos foram informados e se fizeram necessários para garantir a integridade da votação da proposta de reajuste.

Pedimos desculpas por eventuais transtornos e seguiremos trabalhando para aperfeiçoar os processos.

Edições Anteriores
Matéria anteriorREAJUSTE EMERGENCIAL, JÁ!
Matéria seguinteSINAL-RJ: HOMOLOGAÇÃO DE CANDIDATURAS