Edição 51 – 25/3/2021

Servidores do BC indicam manutenção da luta em defesa do serviço público


Em Assembleia Geral Nacional (AGN) na tarde desta quarta-feira, 24 de março, servidores do Banco Central do Brasil indicaram, de maneira unânime, a manutenção da luta contra a agenda de arrocho sobre a classe. A atividade integrou o Dia Nacional em Defesa do Serviço Público, data em que diversas outras entidades representativas do setor também estiveram mobilizadas.

A reunião virtual, em face das medidas sanitárias de contenção à disseminação da Covid-19, possibilitou que, pela primeira vez, filiados de todas as praças discutissem ao vivo a pauta de uma AGN. Além das medidas e reformas fiscais que afetam a categoria, a atuação política do Sindicato, a recém-sancionada “autonomia do BC” e a persistente omissão da administração da Autarquia diante da escalada de ataques ao corpo funcional foram temas das intervenções dos filiados.

Fonacate

O dia de luta também contou com seminário virtual do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate). Dirigentes e parlamentares não pouparam críticas à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020 – da reforma administrativa – e à mais nova Emenda Constitucional, EC 109, fruto da PEC Emergencial, promulgada há pouco mais de uma semana.

O deputado Alessandro Molon (PSB/RJ) destacou que a PEC 32/2020 aponta no sentido oposto ao aperfeiçoamento da Administração Pública. “Ela é o caminho para tornar o serviço público mais suscetível a influências políticas e menos técnico. É o caminho para enfraquecer o Estado brasileiro”, argumentou.

Para o presidente do Sinal, Paulo Lino, “é preciso ter clareza que estamos diante de um projeto de governo, que tem como objetivo acabar com o serviço público da forma como conhecemos”. Lino ainda ressaltou que o governo e sua base aliada no Congresso se aproveitam do momento de crise para aprovar, de “forma açodada, sem discussão com a sociedade, com os servidores públicos e, nem mesmo, entre os parlamentares”, projetos que “desconstroem” o setor, “prejudicam o desempenho das atividades dos servidores e, consequentemente, a qualidade dos serviços prestados à população”.

Ainda durante a videoconferência, foi lançado o livro “Rumo ao Estado Necessário“, um compilado da série Cadernos da Reforma Administrativa, de iniciativa do Fonacate.

Assista aqui o evento na íntegra.

Fonasefe

Fechando o ciclo de atividades, o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) promoveu ato político virtual contra a reforma administrativa, que também teve a participação do presidente do Sinal.

Na oportunidade, Paulo Lino enfatizou o papel dos servidores do Banco Central, em especial neste momento de pandemia. Do moderno sistema de pagamentos, que permite ao cidadão realizar transações sem necessidade de ir a uma agência bancária, à gestão da política monetária, ele destacou momentos em que a Autoridade Monetária, se faz presente, mesmo que de maneira imperceptível, no cotidiano da sociedade.

Assista aqui.

Pauta unificada

A quarta-feira também foi marcada pela entrega da pauta unificada do funcionalismo pelo Fonasefe ao Ministério da Economia, com reivindicações acerca da remuneração, Previdência, condições de trabalho e liberdade de organização.

Confira aqui o documento na íntegra.

Edições Anteriores
Matéria anteriorPASBC: pesquisa de satisfação está disponível até a próxima quarta-feira, 31
Matéria seguinteSinal promove webinar para discutir autonomia do BC na próxima terça-feira, 30