Edição 154 - 21/8/2024

SINAL acompanha envio de projeto com reajuste de servidores do BC ao Legislativo


Às vésperas do envio do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2025 ao Parlamento, o Executivo prepara os dispositivos que contemplarão os acordos firmados com as diferentes carreiras do funcionalismo. Dentre eles está o reajuste dos servidores do Banco Central do Brasil, que, conforme apurou o SINAL junto ao governo, deve ser encaminhado ao Congresso Nacional até o fim de agosto.

O Sindicato atuará nas diferentes instâncias do Executivo e do Legislativo para que o tema seja conduzido da maneira mais célere possível. Além do reajuste das remunerações de até 23%, em parcelas a serem implementadas em 2025 e 2026, o acordo, fruto da mesa específica com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), prevê, dentre outros avanços, o incremento de prerrogativas funcionais e a mudança da nomenclatura dos Analistas (Auditor).

A assinatura do termo – um dos mais vantajosos do Executivo e que serviu de paradigma para diversas carreiras em suas respectivas mesas negociais no âmbito do MGI – foi aprovada pelos servidores do BC em assembleia, com mais de 80% de votos favoráveis. Vale destacar que a recomposição trará ganhos inclusive para o Programa de Assistência à Saúde dos Servidores do Banco Central (PASBC), haja vista o consequente aumento da contrapartida nas contribuições por parte da Autarquia.

A efetivação do acordo, porém, não encerra a luta em torno da pauta reivindicatória do corpo funcional do BC. O SINAL permanecerá atuando, junto ao governo e ao Parlamento, em prol do nível superior para os Técnicos, da Retribuição por Produtividade Institucional (RPBC) e de outros itens.

Mais informações em breve no Apito Brasil.

Edições Anteriores
Matéria anteriorSegundo economista, PEC 65/2023 é uma “redação confusa, para dizer o mínimo”
Matéria seguinteOS “FISCALISTAS PUROS DOS ÚLTIMOS DIAS” E A PRESIDÊNCIA DO BANCO CENTRAL