Edição 183 - 1/10/2024
SINAL apoia as iniciativas do Outubro Rosa
O mês de outubro chegou e com ele as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama. O SINAL endossa as iniciativas do Outubro Rosa 2024, afinal a disseminação de informações e a prevenção podem salvar vidas.
O câncer de mama é a neoplasia que mais afeta as mulheres no Brasil. De acordo com estimativas, são esperados mais de 73 mil novos casos no país em 2024, o que representa 66,54 a cada 100 mil mulheres. Aproximadamente 1% dos casos ocorre em homens.
Além da importância de atenção aos eventuais sintomas e da realização de exames periódicos de acordo com a faixa etária e outros fatores, com vistas à detecção e ao tratamento precoce, especialistas apontam uma série de medidas a serem adotadas de modo a mitigar riscos. “A prática de atividade física, a manutenção do peso corporal adequado, por meio de uma alimentação saudável, e evitar o consumo de bebidas alcoólicas estão associadas à redução do risco”, destaca a página oficial do Instituto Nacional de Câncer (Inca), vinculado ao Ministério da Saúde.
“Saúde da mulher: desafios e perspectivas para o controle do câncer” é o mote da campanha Outubro Rosa deste ano do Inca, que chama a atenção também para a prevenção ao câncer do colo do útero.
Para saber mais, clique aqui.
Compartilhe!