Edição 86 - 24/09/2013

Sinal-DF entrega proposta de jornada presencial complementada por home office

A Seção Regional do Sinal em Brasília protocolou em 20 de setembro proposta de fixação de horário de concentração das atividades no prédio do Banco Central, a ser viabilizada por meio da combinação entre utilização de jornada presencial flexível e realização de trabalho em esquema de home office, ao longo do dia. A proposta foi elaborada em cumprimento de decisão da assembleia de 4 de setembro de 2013, vide ata.

Além dos vários benefícios para a eficiência do trabalho e para a qualidade de vida do servidor, o esquema proposto permite que os servidores do Banco Central possam acessar, via internet residencial, informações relevantes para o pleno desempenho de suas funções. Além disso, a medida proporcionaria significativa redução no consumo de energia elétrica gasta com iluminação e ar condicionado.

É imperativo que o Banco Central enfrente o desafio de economizar energia elétrica e manter o acesso a informações essenciais ao trabalho em benefício da eficiência e do cumprimento de sua missão institucional. Tal enfretamento, porém, depende da superação de conceitos burocráticos que em nada contribuem para a efetividade organizacional.

Se, por um lado, uma jornada de trabalho presencial inferior às 8 horas diárias permite a fixação de um horário de concentração de atividades de amplitude reduzida, portanto, mais econômico, o teletrabalho, por outro lado, permite a complementação da jornada e o acesso, via Internet, a informações essenciais à execução de atividades com melhor nível de qualidade. Isso posto, entende-se ser plenamente factível a implementação do horário individual flexível dentro de horário de concentração das atividades estabelecido para o Edifício Sede do Banco Central.

A intenção primeira do Conselho Regional do Sinal-DF, dentro de sua jurisdição, é viabilizar alternativas ao Banco Central para que a experiência seja realizada em Brasília. Entretanto, este Conselho entende que tal proposta pode ser objeto de melhorias e adaptações no âmbito do Conselho Nacional do Sinal de forma a vir a ser reapresentada nacionalmente pelo Sindicato e, assim, beneficiar, os servidores e os serviços prestados em todas as regionais.

Edições Anteriores
Matéria anteriorSinal-DF propõe economizar com Gamboa e evitar cortes
Matéria seguinteSinal-DF usa Lei de Acesso à Informação para obter detalhamento dos cortes promovidos no Orçamento do Banco Central