Edição 5 - 28/1/2026
SINAL e demais entidades do Fonacate e do Fonasefe constroem pauta unificada para 2026
O SINAL e as demais entidades que integram o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) e o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) preparam a pauta unificada do funcionalismo federal para 2026, referente à Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP). Nesta terça-feira, 27 de janeiro, o presidente do Sindicato, Epitácio Ribeiro, e outras lideranças do Fonacate se reuniram em Brasília para debater os eixos da agenda conjunta.
Dentre os principais pontos da pauta estão a reserva de recursos para o reajuste salarial, a ser negociado e implementado no primeiro semestre de 2027, e o descongelamento das progressões e promoções em todas as carreiras do Poder Executivo federal. Também consta uma série de reivindicações pendentes, a exemplo da regulamentação do direito de greve e da negociação coletiva, e da equiparação dos benefícios entre os três Poderes.
O documento será protocolado no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) na próxima sexta-feira, 30. O primeiro encontro entre as representações do funcionalismo e a Secretaria de Relações de Trabalho do MGI está previsto para ocorrer em fevereiro.
