
Edição 30 - 12/3/2025
SINAL e entidades representativas debatem demandas dos servidores com a Dirad
O SINAL, a Anafe, o SinTBacen e o Sindsep/DF se reuniram nesta terça-feira, 11 de março, com representantes da Diretoria de Administração do Banco Central, em Brasília. O presidente, Fábio Faiad, representou o SINAL; pela ANAFE participaram da reunião o presidente, Vitor Pinto Chaves, e o diretor adjunto de Comunicação, Pablo Bezerra Luciano; pelo SinTBacen participou o presidente, Diego Rodrigues Aredes; e Edison Cardoni representou, além do Sindsep/DF, a Condsef.
Na abertura da reunião, o diretor de Administração do BC, Rodrigo Teixeira, concedeu espaço para que as entidades apresentassem seus pleitos. O primeiro tema discutido envolveu os concursos públicos. Inicialmente, as entidades representativas destacaram a necessidade de aproveitamento integral do cadastro de reserva no concurso para provimento de cargos de Auditor do Banco Central, considerando que há verbas previstas no projeto de lei orçamentária suficientes para o provimento de todos os aprovados em concursos em andamento no serviço público federal. Em seguida, solicitaram o lançamento de concurso para os cargos de Técnico e de Procurador do Banco Central.
Em resposta, a Diretoria informou que anualmente encaminha ofícios ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) solicitando a realização de concursos, e garantiu que novo pedido será enviado até maio.
Em continuidade, as representações manifestaram sua firme oposição à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 65/2023, em tramitação no Senado Federal, e reiteraram pedido de audiência com o presidente do Banco Central para tratar do tema.
Também foi abordada emenda parlamentar à Medida Provisória nº 1.286, de 31 de dezembro de 2024, que busca reconhecer o nível superior como requisito para ingresso no cargo de Técnico do Banco Central. Para as entidades, o tema já está amadurecido e merece aprovação durante o processo legislativo.
Ainda durante o encontro, o presidente do SINAL solicitou a Rodrigo Teixeira agendas específicas para debater melhorias ao PASBC e a questão relativa aos 28,86%.
Ao final, as entidades agradeceram o espaço de diálogo e ressaltaram a importância de manter um canal aberto para tratar das demandas das carreiras.