Edição 157 – 2/9/2021

Sinal e outras entidades do serviço público debaterão estratégias de atuação contra parcelamento de precatórios


Lideranças do Sinal, do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) e de outras entidades representativas do serviço público federal, bem como suas respectivas assessorias jurídicas, se reúnem na tarde de hoje, 2 de setembro, para discutir o enfrentamento à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 23/2021. A matéria permite o parcelamento de precatórios.

A chamada PEC dos Precatórios, enviada ao Congresso em agosto, tramita na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados, onde o relator, deputado Darci de Matos (PSD/SC), já apresentou parecer pela sua admissibilidade. Na última terça-feira, 31 de agosto, a CCJC aprovou requerimentos para a realização de audiências públicas sobre a proposta.

A PEC, que havia sido mal recebida pelo mercado, chegou a pautar reuniões recentes entre o ministro da Economia, Paulo Guedes, e os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP/AL), e do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM/MG). Segundo Pacheco, que esteve em contato com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, não está descartada a hipótese de um procedimento alternativo à matéria, dando encaminhamento à questão dos precatórios por meio de resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Na reunião desta tarde, os presentes debaterão também estratégias de atuação diante desta possibilidade.

Mais informações nas próximas edições do Apito Brasil.

Edições Anteriores
Matéria anteriorVITÓRIA: substitutivo à PEC 32 traz importantes avanços, como definição de atividades exclusivas de Estado; luta por novos progressos, entretanto, continua
Matéria seguinteEvento virtual na próxima semana debaterá substitutivo do relator à PEC 32/2020; participe