Edição 207 – 19/11/2021

Sinal e SinTBacen discutem demandas dos servidores do BC


Modernização da carreira, reforma administrativa e Decreto 10.620/2021 foram alguns dos temas de reunião entre membros da Diretoria Executiva Nacional (Direx) do Sinal e diretores do Sindicato Nacional dos Técnicos do Banco Central (SinTBacen) na tarde desta quinta-feira, 18 de novembro. O presidente, Fábio Faiad, e os diretores de Relações Externas e Estudos Técnicos do Sinal, Francisco Tancredi e Vicente Fialkoski, respectivamente, representaram a Direx.

O Sinal se dispôs a contribuir com os estudos que o SinTBacen vem desenvolvendo, com vistas ao aprimoramento das atribuições e prerrogativas do cargo de Técnico do Banco Central. O presidente Fábio Faiad destacou que a modernização da carreira de Especialista, de modo a mantê-la sempre à altura da importância estratégica da Autarquia para o Estado e em linha com as demandas dos servidores, é uma pauta permanente do Sindicato.

Em relação à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020 – reforma administrativa -, as entidades seguem o trabalho conjunto nos fóruns de interlocução dos servidores, integrando a agenda de atividades nos aeroportos e no Parlamento contra o desmonte das instituições públicas. A avaliação é de que a mobilização tem repercutido no Congresso Nacional e provocado os sucessivos adiamentos da apreciação da matéria no Plenário da Câmara, mas que será necessário um engajamento ainda maior do corpo funcional do BC e da classe de modo geral, para superar, de vez, a reforma em pauta.

Outro tema que preocupa as representações é o Decreto 10.620/2021, que transfere ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) as atividades de concessão e manutenção de aposentadorias e pensões do Banco Central e de uma série de outras autarquias e fundações. Sinal e SintBacen intensificarão os diálogos com a Administração do BC e com outros órgãos do Executivo. Os membros da Direx relembraram que, conforme o Sindicato havia solicitado ao Ministério da Economia, o Banco Central ficou no fim da fila das entidades que farão o processo de transição, com as tratativas junto ao INSS previstas para setembro de 2022, o que dá mais tempo para lutar no sentido de impedir que a medida afete os servidores da Casa.

Da esquerda para a direita: Fábio Faiad, Francisco Tancredi, Daniel Pereira (presidente do SinTBacen), Diego Rodrigues (diretor regional do SinTBacen em Belém), Marcondez Silva (Diretor de Cultura, Esporte e Lazer do SinTBacen), Reinaldo Cruz (Diretor Administrativo do SinTBacen), Jovino Santos (Suplente da Diretoria Executiva do SinTBacen), Vicente Fialkoski, Luiz Hamester (Diretor de Formação Sindical do SinTBacen) e Enildo Amaral (filiado do SinTBacen em Brasília).

Edições Anteriores
Matéria anteriorPEC 32: 2A.-FEIRA QUE VEM TEM ATO NO AEROPORTO! ESSA LUTA TAMBÉM É SUA!
Matéria seguinteJunte-se a nós