Edição 77 – 9/5/2017
Sinal marca presença no lançamento da 4ª Semana Nacional de Educação Financeira
Nesta segunda, 8 de maio, foi aberta a 4ª Semana Nacional de Educação Financeira, organizada pelo Conselho Nacional de Educação Financeira (CONEF), com uma grande participação de entidades, órgãos governamentais e empresas.
O Sinal esteve presente com o diretor de Estudos Técnicos, Daro Piffer, e a diretora de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), Rita Girão. A diretora regional Renata Ogassarava representou a seção paulista do sindicato. O BCB, um dos organizadores do Seminário, teve a chefe do departamento de Educação Financeira Elvira Cruvinel Ferreira como palestrante no painel de abertura.
A diretora acadêmica da George Washington University School of Business, Annamaria Lusardi, palestrante principal do evento, sublinhou a necessidade de se ampliar a educação financeira no Brasil. Para isso, citou estudo próprio, mostrando que apenas 35% dos brasileiros possuem os conhecimentos necessários a respeito das regras e do funcionamento do sistema bancário. Em países como a Austrália e Inglaterra esse mesmo índice ultrapassa os 70%. A situação nacional se agrava pelo fato dessas informações não chegarem justamente às pessoas com menor poder aquisitivo. No atual cenário de crise, com desemprego recorde e queda da massa salarial, essa realidade é especialmente prejudicial.
Para melhorar esse quadro, painelistas de diferentes instituições, a exemplo da Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF), da Roquete Pinto (comunicação educativa), do Ministério da Educação, dentre muitas outras, apresentaram uma série de novas iniciativas com o objetivo de criar uma cultura de educação financeira no Brasil.
Muito embora uma boa parte dessas iniciativas esteja acontecendo nas escolas e meios digitais, objetivando alcançar os jovens, os trabalhadores aposentados também foram lembrados como um grupo extremamente importante para o trabalho de educação financeira. Segundo Denise Hills, Superintendente de Sustentabilidade do Banco Itaú, os idosos que, muitas vezes, são a maior renda, ou a mais estável dentro de um grupo familiar, acabam por assumir muitas responsabilidades e assim comprometer grande parcela dos seus rendimentos.
A semana contará com atividades até o dia 14 de maio. A programação completa pode ser conferida aqui.