Edição 207 – 26/11/2019

Sinal oficia presidente e diretora de Administração do BCB para discussão de demandas dos servidores


As demandas do corpo funcional do Banco Central do Brasil se acumulam e o Sinal busca, junto à direção da Casa, a resolução para uma série destes pleitos. Em ofícios encaminhados na última semana ao presidente, Roberto Campos Neto, e à diretora de Administração, Carolina Barros, o Sindicato requer audiências, de modo a estabelecer as tratativas necessárias.

A autonomia do BCB, em discussão no Legislativo, e que pode ser pautada a qualquer momento no Plenário da Câmara dos Deputados, é o tema central do ofício encaminhado a Campos Neto. A preocupação do Sinal é com a efetivação de um projeto que atenda não somente à fixação de mandatos para a Diretoria Colegiada, mas que contemple atribuições e prerrogativas funcionais, indispensáveis no processo de modernização das carreiras.

A valorização do efetivo, que abarca também a necessária recomposição remuneratória, é outro ponto abordado no ofício, que ressalta, ainda, a resolução das pendências históricas relativas aos celetistas da ativa e a suspensão da segunda parcela do reajuste das contribuições ao Programa de Assistência à Saúde dos Servidores (PASBC).

Para além da suspensão do reajuste já previsto, o outro ofício, endereçado a Carolina Barros, pauta informações financeiras e operacionais, bem como o cronograma de implantação de medidas que visem à melhoria de gestão, prevenção e educação à saúde e o orçamento do Programa para 2020.

A necessidade de novos concursos, para recomposição do quadro funcional, a utilização das instalações da Instituição para atividades promovidas pelo Sindicato e o tema dos celetistas ativos também sobressaem no pedido de audiência com a diretora de Administração.

Edições Anteriores
Matéria anteriorEm painel sobre política monetária, Sinal defende ampliação de competências do BC
Matéria seguinteEm nota, Fonacate condena pacote econômico do governo