Edição 120- 7/11/2025

SINAL participa de cerimônia de assinatura de acordo para reajuste de benefícios


O SINAL, representado pela diretora de Relações Externas, Edna Velho, participou da cerimônia de assinatura do acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) referente ao reajuste dos benefícios para os servidores públicos federais, nesta quinta-feira, 6 de novembro. 


Segundo o termo firmado, o auxílio-alimentação será reajustado em 17,5%, passando para R$1.175,00, com vigência a partir de dezembro de 2025. Haverá uma nova atualização, em abril do próximo ano, pela variação do IPCA no período, “condicionado à aprovação do PLOA 2026”. O auxílio pré-escolar e a assistência à saúde suplementar serão reajustados em abril de 2026, com base na variação do IPCA a partir de maio de 2024, também condicionado à aprovação do PLOA.

Apesar do acordo firmado, as entidades mantêm o pleito pela equiparação de valores com os demais Poderes e cobram a extensão dos valores do auxílio-alimentação para os servidores aposentados.

Durante o ato de assinatura, que ocorreu na sede do MGI, os dirigentes cobraram do secretário de Relações de Trabalho, José Lopez Feijóo, nova rodada da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), para dar continuidade às tratativas sobre outros itens da pauta reivindicatória. Uma nova reunião entre as partes deve ocorrer ainda em 2025, com o objetivo de discutir o projeto de lei referente à negociação coletiva e o direito de greve, regulamentando a Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Edições Anteriores
Matéria anteriorEm reunião virtual do SINAL, especialista alerta para os prejuízos da PEC 38/2025