Edição 89 – 29/7/2014

Sinal participa do IV Congresso Nacional Afro-brasileiro (CNAB)


Sem título

Em respeito ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro em memória do líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, o Sinal se fez presente, nos dias 25 e 26, no IV Congresso do CNAB, representado pelo diretor de Relações Intersindicais, Iso Sendacz, e os conselheiros da Regional RJ, Nehemias Monteiro e Cicero Máximo.

Da abertura, conduzida pelo presidente da entidade, Ubiracy Dantas (em exercício), participaram a ex-ministra e ex-senadora Marina Silva, o deputado Vicentinho (PT-SP), autor da lei que oficializou o Hino brasileiro à Negritude, o presidente do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, Marco Antonio Zito Alvarenga, entre outras lideranças do movimento social, além de delegações de 15 unidades da Federação. Sob o lema “Igualdade Racial e Independência Nacional”, foram executados os hinos Nacional e à Negritude e prestada homenagem a Eduardo de Oliveira, fundador da entidade e autor do hino.

 Para conduzir o CNAB no próximo período, foi eleito o metalúrgico Alfredo de Oliveira Neto.

 O BCB e Zumbi

Servidores do Banco Central reivindicam a revisão da equivocada decisão da autarquia em cassar o Feriado da Consciência Negra e Zumbi dos Palmares no Rio de Janeiro e em São Paulo. Em 2013, uma juíza da primeira instância fluminense reconheceu o direito dos servidores da respectiva seção do BCB ao feriado, o que não aconteceu em São Paulo. Na segunda instância, corremos o risco de ver confirmada a decisão paulista e reformada a do Rio. O apoio dos colegas de outras regionais é fundamental para mantermos, na Justiça, o direito dos servidores do BCB ao feriado nacional.

 Sem título2

Edições Anteriores
Matéria anteriorAções judiciais em evidência
Matéria seguinteEm reunião com o ministro de Relações Institucionais, Ricardo Berzoini, o Fonacate reforça luta por licença classista e PEC 555