Edição 120 – 2/10/2013

Sinal Plural nº 16, disponibilizada no portal, segue hoje, 2, pelos Correios


Capa Plural 16Com ilustração de capa homenageando a juventude que foi às ruas reivindicar melhores serviços públicos, em especial nas áreas de educação e transporte, a nova edição traz a importância do trabalho que garante o bom funcionamento do Estado, em artigo do presidente do Fonacate, Roberto Kupski, e a instalação – e composição – da Comissão Especial da PEC 147/2012, que vincula subsídios de Especialista do Banco Central aos de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Também em artigo. o deputado João Dado (PDT-SP), ex-colega do BCB, mostra a incoerência de, até o momento, a PEC 555/2006 não ter sido levada à votação no plenário da Câmara. A proposta do ex-deputado Carlos Mota (PSB-MG) extingue, em cinco anos, a injusta contribuição de servidores aposentados e pensionistas à Previdência Social, instituída pela Emenda 41, na reforma da Previdência de 2003.

Sinal Plural informa sobre as providências da Centrus para a implantação do Plano de Contribuição Definida (PCD), a ser destinado aos servidores e ex-servidores detentores de fração patrimonial e aos demais servidores ativos do Banco Central, que o patrocinará sem contribuições. Trata-se de antigo sonho da Fundação, de recompor a sua finalidade e fazer parte da vida de todos os servidores da autarquia.

Entre outros temas, como a da yacón, a batata boa para os diabéticos e as vantagens da linhaça, o passeio por Aruanã, no clube campestre da Asbac às margens do rio Araguaia em Goiás, o projeto de preservação do acervo de Jacob do Bandolim, com o colega Sergio Prata, também músico, na coordenação de pesquisa. Com charges de sua Antídota, a colega Cleide Napoleão faz um chamado à reflexão sobre o perigo de conflitos bélicos às vésperas do centenário da Primeira Guerra Mundial.

Antes publicada pela Por Sinal, a seção Prata da Casa despede-se de Mônica Botafogo, uma das mais combativas fundadoras do sindicato, com textos de dois amigos:  João Marcus Monteiro e Agostinho Chaves de Mello.

Em 25 anos de lutas e conquistas, a serem comemorados dia 28 de outubro, a apresentação da Diretoria Executiva do Sinal (2013-2015).

Boa leitura!

 

Edições Anteriores
Matéria anteriorSinalBH informa 236/2013
Matéria seguinteEdição 16