Edição 70 – 4/6/2014
Sinal Plural nº 18 – já disponível no portal do Sinal e em edição impressa
2014 – o ano que parece não ter começado e não se imagina como terminará. Parece ser essa a sensação deste período atípico que vivemos, nas vésperas da Copa do Mundo e a cinco meses das eleições nacionais e estaduais.
Adentramos junho sem grandes novidades no Executivo e Legislativo, onde tramitam projetos de interesse dos servidores, aposentados e pensionistas. Aprovou-se, apenas, em comissão especial, a PEC 170/2012, que estende benefícios aos aposentados por invalidez permanente, tratada nesta edição com a palestra do presidente do Sinal, Daro Piffer, na Câmara dos Deputados. No Senado, a discussão, também com a participação do Sindicato, do projeto idealizado pelo Fonacate para a regulamentação da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
O Brasil já perpassa 13 anos de governo dos “Trabalhadores”, e dos anteriores, como o de FHC e Itamar Fraco, sem honrar seu compromisso com os direitos constitucionais dos servidores, entre eles a fixação de uma data-base para as negociações salariais e o direito de greve. Como se pode observar nas próximas páginas, as carreiras de Estado fazem a sua parte, como a de apresentar propostas assumidas pela Comissão de Direitos Humanos e Participação Legislativa do Senado, por meio do Projeto de Lei 287/2013. Carreiras que acabam de fundar a sua “central sindical”, a Fenafirc, integrada pelo Sinal.
Na cobrança à nomeação imediata dos 1.040 aprovados no concurso do Banco Central, o esforço da Comissão dos Aprovados do Procap e do sindicato em mostrar às autoridades a necessidade de reposição de quadros na autarquia, hoje com seu menor quadro funcional desde 1975.
Firmes na luta, os aposentados, com o apoio de entidades sindicais de servidores de todas as esferas da República, mantêm sua peregrinação para pôr fim à famigerada “contribuição” à Previdência Social, imposta pela Emenda 41 da reforma de 2003. Artigo do deputado Ivan Valente (PSOL-SP) mostra as razões de já ter passado da hora de o Congresso votar a PEC 555/2006, que elimina o confisco em cinco anos.
Na (re) lembrança dos clubes dos servidores do Banco Central, a Asbac da Represa Guarapiranga, em São Paulo, com a trajetória da Vela Paraolímpica. Na seção Prata da Casa, o reconhecimento ao valoroso trabalho do colega Paulo Stein à frente da Fenasbac.
Além de informações sobre a Canela, ou outras curiosidades, a íntegra do poema No caminho, com Maiakóvski e dados biográficos de seu verdadeiro autor, nascido em Niterói (RJ), Eduardo Alves da Costa.
Em tempos da velocidade da informação, redes sociais geralmente atribuem trecho do belo alerta poético ao futurista russo ou ao dramaturgo alemão Bertold Brecht. A referência a esse escritor brasileiro, hoje com 78 anos, marca nossa homenagem à resistência da sociedade, e seus intelectuais, aos 50 anos do golpe civil-militar, completados em 1º de abril.