Edição 195 – 16/12/2015

Sinal reafirma cobrança pelo Realinhamento em reunião com SRT


Na última sexta-feira, 11 de dezembro, às 21h, o presidente nacional, Daro Piffer, e o diretor de Assuntos Jurídicos do Sinal, Jordan Alisson, se reuniram com o secretário de Relações de Trabalho (SRT) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Sérgio Mendonça. Em pauta, alternativas para a resolução do impasse entre o governo e as carreiras que recebem por subsídio.

De acordo com Mendonça, que passou o dia reunido com representantes de outras entidades, o custo de R$4,2 bilhões para concessão do bônus aos servidores ativos e inativos que recebem por subsídio inviabiliza a sua concessão nesse momento. Além disso, informou que há entendimento jurídico contrário à concessão de parcelas extras aos que recebem por subsídio.

Interessante que para as carreiras jurídicas, que também recebem por subsídio, esse mesmo óbice não foi levantado. Neste caso, até a inconstitucional quebra da paridade entre ativos e inativos está contemplada, algo que não poderia sequer ser cogitado por um governo que deveria respeitar a constituição e os direitos do trabalhador.

Além disso, devemos ressaltar que a discussão sobre a concessão dos bônus foi trazida à mesa pelo próprio governo, ao propor implantá-lo para as carreiras da área jurídica e excluir as demais carreiras de Estado que recebem por subsídio. Não aceitaremos tratamento diferenciado.

Daro Piffer reforçou que o Realinhamento é a pauta imediata do Sinal, cujo impacto aproximado é de R$ 158 milhões. Afirmou ainda que uma proposta de acordo contemplando o realinhamento entre Analistas e Procuradores, a recomposição histórica da remuneração dos técnicos e a causa dos celetistas ativos tem grande possibilidade de ser aceita pelos servidores.

O representante do governo admitiu que a data-limite para a assinatura de acordos pode ser, mais uma vez, postergada, dado o cenário de indefinições. Os representantes do Sinal, então, enfatizaram a importância de as entidades terem um prazo razoável para a consulta às suas bases, mas alertaram que a excessiva demora pode resultar em mais dificuldades, devido ao desgaste do governo com as carreiras neste longo processo negocial e o aumento da instabilidade política.

Por fim, Mendonça se mostrou impressionado com a mobilização dos servidores do BC em São Paulo, ao passar em frente ao edifício sede e ver as faixas que reivindicam o atendimento às demandas internas. O secretário agora deve levar ao ministro Nelson Barbosa o saldo da rodada de conversas que teve com representantes dos servidores na última sexta.

Enquanto isso, servidor, siga mobilizado. Participe da luta pelo Realinhamento Já!

Edições Anteriores
Matéria anteriorGoverno, mudo, trabalha com prazo de sexta para concluir negociações salariais
Matéria seguinteA atuação de QVT até o momento