SINAL-SP INFORMA nº 29 - 14.6.13

SINAL-SP INFORMA nº 29, de 14.6.13: Clima organizacional / Atenção aposentados do BC / Saiu na imprensa

SINAL-SP INFORMA

     São Paulo, 14 de junho de 2013 – nº 29

FILIE-SE AO SINAL!

.

CLIMA ORGANIZACIONAL

No dia 10/6/13, no auditório do Banco Central em São Paulo, foi apresentado aos servidores do Desup o resultado da pesquisa sobre clima organizacional iniciada em 20/11/12. A apresentação, pelo Depog, ficou a cargo de Luis Gustavo Goi Simões, Chefe Adjunto, e Liziane Castilhos de Oliveira, Chefe de Divisão. Participaram, pelo SINAL-SP: Aparecido Sales (Presidente), Iso Sendacz, Patrícia Alvim e Semíramis Wizentier.

Na oportunidade, enfatizou-se a importância dessa pesquisa na verificação dos problemas do Desup. Graças a ela constatou-se um agravamento na percepção do clima organizacional naquela Unidade, como um todo, em relação aos dados da pesquisa anterior, ocorrida em 2010.

Os presentes apontaram, no âmbito do Desup:

a falta de comissões nas atividades de assessoramento em São Paulo;

a falta de feed-back, por parte das chefias, sobre o desempenho dos subordinados;

a falta de mecanismo que permita aos subordinados a avaliação das chefias¹;

a excessiva burocratização nos pedidos de indenização de transporte (I.T.), gerando altos custos para o Órgão;

o transtorno causado pela demorada reforma no prédio, prejudicando o bom andamento dos trabalhos.

 

De forma mais ampla, porém não menos veemente, os participantes criticaram:

o “fosso salarial” existente entre a carreira de Especialista e de Procurador do BC;

a excessiva distância remuneratória que se verifica na carreira de Especialista, entre os cargos de Analista e Técnico;

a obrigatoriedade de trabalho, em São Paulo, nos feriados de 25 de janeiro (aniversário da Cidade de São Paulo) e 20 de novembro (Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra);

a intenção de se utilizar a catraca para o controle de ponto dos servidores².

 

O SINAL, vale notar, embasado nas decisões da Assembleia Nacional Deliberativa – AND realizada em Belém (PA), em nov/2012, no que diz respeito à valorização das Regionais e QVT, chama a atenção para a necessidade de efetivas providências do BC visando sanar problemas como os apontados acima. Somente assim será possível melhorar as condições de trabalho no BC e, em consequência, o clima organizacional.

¹ Conforme anunciado pelo BC – Conexão Real, edição nº 209, de 10/6/13 – a “Avaliação de Líderes 2013” prevê a participação dos respectivos subordinados, o que consideramos um avanço.

² Ver, a propósito, o boletim Apito Brasil QVT, de 11/6/13.

.

ATENÇÃO APOSENTADOS DO BC

Aposentados podem cadastrar e-mail pessoal na resposta automática às mensagens enviadas para o domínio “@bcb.gov.br”

No ano passado, o domínio dos e-mails corporativos dos servidores aposentados foi substituído, de “@bcb.gov.br” para “@bc”. O novo domínio permite contato apenas interno, ou seja, os usuários não recebem nem encaminham mensagens para endereços eletrônicos externos. Os e-mails externos remetidos para o domínio “@bcb.gov.br” passaram a receber uma resposta automática padrão informando da inexistência da caixa de e-mail. O que muitos não sabem é que, desde o começo de maio deste ano, servidor aposentado pode cadastrar um e-mail particular para, nessa resposta, o remetente ser informado, também, da existência do endereço pessoal. Também é possível configurar o sistema para redirecionamento automático de mensagens internas recebidas na caixa “@bc” para contas de e-mail de uso particular. Para habilitar essas funcionalidades, basta encaminhar solicitação paragerente.sisbacen@bcb.gov.br

Fonte: boletim Conexão Real, edição 209, de 10/6/13 

.

SAIU NA IMPRENSA

Manifestação em SP – 12 de junho: Dia Nacional de Luta

“Os servidores públicos federais (SPFs) realizaram uma importante manifestação no dia 12 de junho, Dia Nacional de luta, em frente ao Hospital Universitário da UNIFESP – Hospital São Paulo. A atividade dá continuidade na luta contra a retirada de direitos da classe trabalhadora e faz parte da campanha salarial dos SPFs.

A anulação da reforma da previdência de 2003 e a revogação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) também estiveram entre os principais eixos da manifestação. O ato unificou servidores ativos e aposentados de diferentes setores do funcionalismo.

Cientes que a luta unificada é único caminho para pressionar o governo, o Fórum de Entidades dos Servidores Públicos Federais do Estado de São Paulo reuniu representantes do Sindsef, Sintunifesp, Sintrajud, Sinsprev, Sinal*, CSP-Conlutas, Fenasps, PSTU, Mulheres em Luta e Setorial LGBT da CSP-Conlutas.

As falas que se sucediam apresentavam elementos que desmentiam o país de faz de conta pintado pela presidente Dilma e sua equipe. ‘O Brasil virou um balcão de negócios para retirar direitos dos trabalhadores’, avaliou o diretor do Sintrajud, Cleber Aguiar.

A antecipação das parcelas do reajuste dos servidores federais está na pauta da campanha salarial 2013, ‘pois a inflação já está maior que aumento’, lembrou o secretário-geral do Sindsef-SP, Carlos Daniel.

O dirigente do Sintunifesp, Emanuel Oliveira, chamou a atenção para a situação de incerteza dos trabalhadores com a mudança na forma de gestão dos hospitais universitários, com destaque para os técnicos administrativos. Com a EBSERH, o regime jurídico único esta ameaçado e os servidores em pouco tempo estarão em extinção. A situação do atendimento aos pacientes, que já é precária, também é preocupante, pois prevalecerá a busca do lucro. ‘O direito do trabalhador tem que ser respeitado e todo cidadão tem direito a um atendimento de qualidade. Pois pagamos impostos e a finalidade destes impostos deveria ser garantir serviços públicos, como saúde e educação, de qualidade’, criticou.

Na sequência, representando a CSP-Conlutas, o servidor do Incra e secretário de Imprensa do Sindef-SP, Helton Ribeiro destacou o aprofundamento da política neoliberal desde a época de Collor até os dias atuais. As inúmeras privatizações realizadas pelos governos do PSDB e do PT também foram analisadas, ‘aquilo que não é privatizado está sendo desmantelado pelo governo’, falou em alusão ao desmonte da FUNAI. ‘o latifúndio não quer mais a demarcação das terras indígenas, é por isso que o governo esta desmontando a Funai’, desabafou.

A servidora aposentada do judiciário, Maria Helena Leal, abordou a triste realidade dos aposentados que com os baixos salários são forçados a continuar trabalhando para sobreviver.

A presença ostensiva da policia foi criticada pelos manifestantes. ‘Será que o local recebe a mesma atenção no dia a dia?’, perguntou um dos presentes. A resposta foi um sonoro não. ‘assaltos são constantes na região’, afirmou um servidor do hospital.”

Fonte: SINDSEF-SP

* participaram, pelo SINAL, os conselheiros (Regional SP) Paulo Lino e Natalino Sakamuta.

–  Siga no Twitter as últimas notícias do SINAL-SP  –

.

SINAL – Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central

Av. Paulista, 1754 – 14º andar – cjs. 141/144

 São Paulo SP –  CEP 01310-920 /   (11) 3159-0252

sinalsp@sinal.org.br  /  link para SINAL-SP: clique AQUI

 

 

Edições Anteriores
Matéria anteriorAção de recálculo da fração patrimonial de 1/3 da Centrus
Matéria seguinteSindicatos lutam, em Brasília, para agilizar tramitação da PEC 147/2012