Edição 222 – 23/12/2019

Sinal termina o périplo pelas sedes regionais


O presidente do Sinal, Paulo Lino, e o diretor de Qualidade de Vida no Trabalho, José Leite, encerraram na semana passada a série de encontros marcados com os servidores para conversar sobre os mais diversos assuntos de interesse do corpo funcional. Belo Horizonte, Porto Alegre e Rio de Janeiro foram as sedes regionais visitadas.

O principal tema foi o pedido por suspensão da 2ª parcela de reajuste das contribuições ao Programa de Assistência à Saúde dos Servidores do Banco Central (PASBC), até que sejam implementadas as melhorias de gestão, os programas de prevenção e educação à saúde, medidas apoiadas pelo Sindicato, e aferidos seus resultados financeiros. O presidente do Banco Central, Roberto Campos, em audiência com o Sinal, no dia 18 de dezembro, recebeu a reivindicação e se comprometeu, depois de conversar com os demais membros da Diretoria Colegiada, a apresentar uma resposta.

Os impactos imediatos e futuros que a Emenda Constitucional 103/19 ocasionará no bolso dos servidores foram discutidos, assim como as ações judiciais que o Sinal vem patrocinando para mitigar este verdadeiro confisco salarial. Entre as matérias que se encontram em tramitação no Congresso Nacional, a autonomia do BC, a vinculação administrativa do Coaf à nossa Autarquia, as Propostas de Emenda à Constituição nºs 186 e 188, que, entre outros pontos, preveem a redução de até 25% da jornada de trabalho dos servidores, com proporcional redução remuneratória, foram temas que suscitaram forte discussão.

A reforma Administrativa, prevista para ser encaminhada pelo governo à Câmara dos Deputados no início do próximo ano, e todas as ameaças que ela representa para o funcionalismo também teve destaque nas conversas, ficando patente que todos esperam o real envolvimento do presidente Roberto Campos no processo de valorização das carreiras do Banco Central.

As seções regionais que, por motivos diversos, não fizeram parte deste périplo, serão visitadas pelo direção do Sinal no início de 2020, em datas ainda a serem definidas com os Conselhos Regionais.

Edições Anteriores
Matéria anteriorO PASBC É NOSSO! CHEGA DE AUMENTO DE DESCONTOS!
Matéria seguintePrevidência: Fonacate questiona no STF alíquotas progressivas e outros pontos da Reforma