Edição 892 – 10/05/2018

Trabalho e Maternidade: uma reflexão para o dia das mães


Sinal-DF Informa de 10/05/2018

Em 2010, a representante italiana no Parlamento Europeu Licia Ronzulli ficou famosa por levar a filha para votações e reuniões do órgão em Estrasburgo, na França. Ano passado, a senadora australiana Larissa Waters fez história, regressando ao trabalho após a licença maternidade, levou consigo a filha, que foi o primeiro bebê a ser amamentado no parlamento federal daquele país. No Brasil, em 2016, a filha da então deputada estadual Manuela d´Ávila foi amamentada no Plenário. Situações semelhantes ocorreram com a eurodeputada dinamarquesa Hanne Dahl (2009); com a senadora espanhola Iolanda Pineda (2012); a deputada Mónica García, na Assembleia de Madri (2015); e a congressista argentina Victoria Donda Pérez.

Com estas atitudes polêmicas e revolucionárias, essas mães receberam muitas críticas, mas também muitos aplausos. Ao retirar os filhos do ambiente doméstico e trazê-los consigo ao ambiente de trabalho, fazem-nos refletir sobre questões que nos afetam diretamente e que devem ser vistas, também, como responsabilidades do coletivo. Lembram a todos problemas como a sobrecarga materna, habitualmente submetida a uma jornada dupla de trabalho, o déficit de creches e a baixa representatividade feminina em cargos de poder.

No Banco Central, que conta apenas com cerca de 20% de servidoras, é comum que as questões afetas à maternidade, como a reinvindicação de creches, passem despercebidas. Ou, em alguns casos, sejam até mesmo consideradas como um entrave ao bom desempenho e à ascensão profissional, uma vez que limitam a dedicação e a disponibilidade da servidora.

No próximo domingo, comemoramos o dia das mães, e o melhor presente que nós, do Sinal DF, podemos oferecer, é o nosso compromisso de persistir lutando. Reconhecendo que nossas crianças também fazem parte de nossas reponsabilidades coletivas. Cobrando melhorias das condições de trabalho dos servidores do BC, em especial aqueles que colaboram com o relevante e primordial trabalho de mãe.

O que já conseguimos:

• Ampliação da licença maternidade de 4 para 6 meses.
• Ampliação da licença paternidade de 5 para 20 dias.
• Reajuste do auxílio pré-escolar de R$73,07 para R$ 396,00.
• Tele trabalho, com prioridade para gestantes, lactantes e quem tem filho em idade pré-escolar.
• Flexibilização de jornada.
• Regulamentação da redução de jornada com redução salarial no Banco Central.
• Redução de jornada para cuidar de filho com necessidades especiais.

Cumpre destacar que as lutas e conquistas do Sinal-DF serão tão mais exitosas quanto mais os servidores e servidoras se engajarem a elas.

Finalmente, informamos que, em comemoração ao dia das mães, o Sinal-DF, por intermédio da parceria com o Legis Club, sorteará 5 pacotes de beleza da empresa Orange Beauty Studio, para você, filiado(a), presentear-se, ou à sua mãe, esposa, ou namorada. O sorteio eletrônico será realizado amanhã (sexta-feira). Publicaremos o resultado de imediato. Caso ainda não tenha recebido o e-mail dessa promoção, enviado diretamente pelo Legis Clube, entre em contato diretamente com ele pelos telefones (61) 3223-7705 ou 3223-7958, para realizar a sua inscrição.

Somente com um sindicato forte seremos capazes de lutar pelos nossos direitos, e assim cuidar melhor de nossas famílias: FILIE-SE AO SINAL!!!

Rita Girão Guimarães
Presidente do Conselho Regional
Seção Regional Brasília

1.433 filiados em Brasília

Edições Anteriores
Matéria anteriorDIA DAS MÃES
Matéria seguinteCDH do Senado aprova Sugestão Legislativa e data-base para servidores será alvo de projeto de lei