Edição 55 - 25/3/2024

VE: orientações sobre a cédula de votação


Atendendo a pedidos, trazemos alguns esclarecimentos sobre a cédula da votação eletrônica acerca da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 65/2023, que ocorrerá a partir desta terça-feira, 26 de março.

Primeiramente, lembramos que a elaboração do texto da referida cédula (confira abaixo na íntegra) foi feita de forma consensual entre SinTBacen, ANBCB e SINAL, inclusive com aprovação por seu Conselho Nacional, de acordo com todas as disposições estatutárias e legais. Vale destacar que a decisão pelo questionário único com três opções, além da abstenção, foi tomada também após vários debates.

Sobre a pergunta, esclarecemos que, ao escolher a primeira opção, o colega expressará que entende a redação atual da PEC como adequada. A escolha pela segunda opção manifesta o entendimento de que é necessário um processo de articulação parlamentar e negociação, com vistas a melhorar o texto da matéria. Já a terceira opção mostra que a atuação do Sindicato deve se dar exclusivamente pelo arquivamento da PEC. Cabe destacar ainda que, em sendo um novo texto apresentado, nova deliberação por parte da categoria deverá ocorrer. Isso se deve ao fato de que só o texto original da PEC 65/2023 está em votação, não a autonomia ou outras possibilidades.

Como votar?

O link para acesso à plataforma da VE ficará disponível em local de destaque durante todo o período (até o dia 2 de abril) na página eletrônica do Sindicato (sinal.org.br). Para registrar o voto, será necessária a utilização de login e senha (os mesmos utilizados na área restrita). Aqueles que não possuem ou esqueceram a senha, poderão cadastrar uma nova chave de acesso. Confira aqui um tutorial.

Caso queira cadastrar, desde já, sua senha, acesse aqui a área restrita do site do SINAL e siga o passo a passo do tutorial acima.

Aqueles que já possuem senha de acesso não precisarão cadastrar uma nova chave.

Visando garantir a participação de todos os interessados, somente será possível solicitar/cadastrar uma nova senha até o dia 1º de abril. O objetivo é possibilitar que, no último dia de votação, a equipe técnica do Sindicato esteja atenta apenas ao fechamento do processo e a outras eventuais demandas urgentes, e que nenhum colega perca a oportunidade de registrar seu voto.

Texto da cédula de votação:

1) Qual a sua opinião sobre o texto original da Proposta de Emenda à Constituição n. 65/2023 protocolada no Senado Federal?

( ) Sou a favor da PEC 65 exatamente do jeito que ela está protocolada no Senado.

( ) Sou a favor de que haja negociação para que a Diretoria do BC e o Relator no Senado apresentem um novo texto da PEC.

( ) Sou contra a PEC 65, independente de alterações.

( ) Abstenção.

Obs.: A votação acima se limita ao texto já protocolado no Senado. Se houver novas alternativas de PEC apresentadas, elas serão objeto de nova decisão da categoria.

Edições Anteriores
Matéria anteriorConfira as apresentações utilizadas nas lives sobre a PEC 65/2023
Matéria seguinteAGN não deliberativa logo mais debaterá PEC 65/2023