Edição 142– 12/8/2021

Você sabia que é possível optar pelo perfil de investimento na FUNPRESP?


Desde o dia 1º de janeiro de 2020, o participante da FUNPRESP-Exe passou a contar com mais uma ferramenta de controle sobre a sua reserva matemática individual, isto é, sobre os valores que são acumulados ao longo dos anos e que servirá de base para a complementação de um futuro benefício de aposentadoria. Essa nova ferramenta é chamada de perfil de investimento.

Com esse novo mecanismo, o participante do Plano Exec-Prev pode optar por uma determinada Carteira de Investimento do Plano, que alocará um percentual maior ou menor do patrimônio do servidor considerando um modelo de “preservação” ou de “performance”.

A Carteira de Preservação contempla percentuais de investimentos de baixo risco, como segmentos de aplicação de “renda fixa”, e “fundo imobiliário”, em sua maioria, ao passo que a Carteira de Performance contempla investimentos de maior risco e maior expectativa de rentabilidade, como segmentos de aplicação de “renda variável”, investimentos no exterior, dentre outros, em sua maioria.

Os perfis de investimento estão divididos da seguinte forma:

O modelo proposto leva em conta o Ciclo de Vida em que o participante é alocado em um perfil de investimento conforme a sua faixa etária, mas também pode optar, no mês de aniversário do participante, pelo perfil que melhor atenda os seus interesses.

Desse modo, o participante do Plano que seja filiado ao Sinal dispõe de consultoria especializada para definir o melhor perfil de investimento de acordo com as suas características pessoais e a perspectiva de acumulação futura.

Texto de José Hailton Lages Diana Júnior (Coordenador Previdenciário do escritório Advocacia Riedel)

Edições Anteriores
Matéria anteriorHOJE: ÚLTIMO DIA PARA PARTICIPAR DA PESQUISA
Matéria seguintePEC 32/2020: Em reunião com relator, Sinal e outras entidades pedem mudanças no texto e mais tempo para debate