Edição 200 – 03/11/2017
Mobilização nacional e reunião com Dirad movimentam a agenda dos servidores do BCB
A valorização do corpo funcional do BCB, em face das demandas internas e a indisposição diante das medidas de arrocho implementadas pelo governo federal, motivou mais uma atividade de mobilização da categoria na última quarta-feira, 1º de novembro. Em ato nacional, servidores de todas as praças anunciaram sua disposição à luta por dias melhores, numa mostra de que não aceitarão resignados a agenda de precarização que lhes é imposta.
Imagens das mobilizações em Curitiba, Belo Horizonte, São Paulo, Brasília e Recife
A falta de apoio da Diretoria Colegiada, em especial do presidente Ilan Goldfajn, à modernização da carreira de Especialista ainda reverbera de maneira negativa internamente. Em diversas regionais, os servidores avaliam necessária a continuidade à pressão interna.
Preocupação, também, com a acentuação de perdas salariais, dadas as disposições da Medida Provisória (MP) 805/2017, que adia os reajustes de 2018 e 2019 e eleva a CPSS de 11% para 14%. O Sinal já trabalha, junto a outras entidades, a promoção de ações conjuntas no combate à MP e conta com a participação dos servidores do BCB na definição do cronograma de atividades.
Reestruturação da carreira de Especialista
No fim da tarde da quarta-feira, o Sinal, juntamente com um grupo de analistas do BCB, e com representantes do Sintbacen e do Sindsep-DF, se reuniu com o diretor de Administração (Dirad), Maurício Moura, e com o chefe do Departamento de Gestão de Pessoas (Depes) da Casa, Marcelo Cota. Em pauta, propostas de alteração sobre o plano de carreira dos servidores da Autarquia.
Na oportunidade, Moura apresentou uma série de sugestões e encaminhamentos que visam reestruturar a carreira de Especialista do órgão. Foi estabelecido, ainda, uma Comissão entre os presentes, que deve perdurar durante todo o mês de novembro, com o objetivo de avaliar as propostas encaminhadas pelo Dirad. O primeiro encontro da Comissão ocorre na tarde de hoje, 3, sendo que o Sinal será representado pelos diretores Daro Marcos Piffer, de Estudos Técnicos, e Rita Girão, de Qualidade de Vida no Trabalho.
Na Assembleia Geral Nacional (AGN) da próxima segunda-feira, 6, dirigentes regionais do Sinal apresentarão mais informações sobre as discussões em andamento. Participe!