Edição 111 – 28/06/2018
Diretora de QVT se reúne com os servidores de Belém
Encerrando o primeiro ciclo de reuniões com os servidores, a diretora de QVT do Sinal, Rita Girão, esteve na última terça-feira, 26 de junho, em Belém (PA) para conversar sobre os mais variados temas relacionados às questões laborais e à pauta interna do sindicato. O diretor Secretário do Sinal, Renner Mascarenhas e o presidente da seção local, Reginaldo Bentes, também participaram do evento.
As muitas dúvidas levantadas acerca do controle de frequência, inclusive por gestores, deixaram claro que o servidor quer opinar sobre o gerenciamento do seu trabalho. Ficou patente a necessidade, urgente, de se colocar o assunto em audiência pública, com vistas a sanar a, até agora, falta de diálogo por parte da direção do BCB sobre o assunto.
Restam dúvidas e temores de que iniciativas como a avaliação de desempenho e o PLS116/17 sinalizem o fim do instituto da estabilidade, que veio para garantir a autonomia do trabalho do servidor público e proteger o cidadão das intempéries políticas.
A continuidade das sedes regionais, principalmente as menores, como Belém, também foi uma questão que despertou preocupação. “Há um canibalismo entre as regionais, que brigam para absorver trabalhos de Brasília e assim justificar sua existência.”
Houve ainda reclamações sobre o que foi chamado de “pré-mobilidade”, que seria a transferência do servidor de cidade, dentro do Departamento a que pertença, à parte da rodada de mobilidade. Estas transferências reduzem as vagas e servidores lotados em áreas que não são integradas, como as gerências regionais, acabam condenados à imobilidade.
A rede insuficiente de prestadores credenciados pelo PASBC também foi objeto de discussões.