Edição 96 - 29/5/2019

Sinal e Centrus trabalharão juntos pela previdência complementar dos servidores do BCB


Representantes do Sinal e da Fundação Banco Central de Previdência Privada (Centrus) se reuniram na tarde desta terça-feira, 28 de maio, em Brasília para discutir demandas ligadas aos associados e aos servidores do BCB em geral. Paulo Lino, presidente, Sérgio Belsito, diretor de Assuntos Jurídicos, Paulo Calovi, diretor de Assuntos Previdenciários, e a assessora jurídica do Sindicato, Fabrícia Barbosa, foram recebidos pela delegação da Centrus, liderada pelo presidente Altamir Lopes.

No centro da pauta, o objetivo comum é a busca por estratégias, de modo a viabilizar que a Centrus seja a entidade responsável pela gestão da previdência complementar dos servidores da Autarquia. Hoje, a entidade fechada competente é a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp). A ideia é aproveitar a retomada dos debates acerca do assunto na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019.

Belsito observou que a efetivação da medida pode resultar em uma adesão massiva, visto que servidores em todo o país já se manifestaram favoravelmente. Para Paulo Lino, a rotina de governança, a solidez e o fato de ser restrita ao corpo funcional da Autoridade Monetária conferem maior confiabilidade à Centrus.

“Seria bom para a categoria e para a Centrus também”, observou Altamir Lopes.

O maior desafio é que a iniciativa se torne factível sob o ponto de vista legal, o que, conforme consentiram os presentes, demandará o engajamento de todos os atores envolvidos, em especial da administração do BC.

Jurídico

Ainda na agenda do encontro desta terça-feira, uma série de ações judiciais que envolvem os filiados ao Sinal e a Centrus. Destaque para a recente homologação de acordo entre as partes, que contemplou 94 participantes na Ação dos 30/30 avos, encerrando, para os que aderiram, pleito que já durava mais de uma década.

Edições Anteriores
Matéria anteriorFonacate protocola dez emendas à reforma da Previdência
Matéria seguintePARALISAÇÃO CONTRA A REDUÇÃO SALARIAL; SUCATEAMENTO DO BANCO CENTRAL