Edição 128 – 18/7/2022
SINAL assina acordo para compensação da greve e pagamento dos servidores
Pacto firmado! O SINAL, o SinTBacen, a ANBCB, a Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal (SGP), do Ministério da Economia, e o Banco Central do Brasil assinaram termo de acordo para a compensação dos dias parados durante a greve dos servidores da Autarquia.
As negociações, concretizadas no referido documento, conseguiram chegar a bons termos, atendendo às condições requeridas pelo Sindicato. A reposição do período não trabalhado poderá ocorrer até dezembro de 2023, e o pagamento integral dos valores se dará na folha referente a julho de 2022 (a ser recebida no início de agosto de 2022). Vale destacar também a celeridade para a efetivação do acordo, fruto do empenho das entidades representativas e da razoabilidade da direção da Autarquia.
O SINAL recebeu de servidores nas últimas semanas diversas sugestões quanto à compensação dos dias parados – como a possibilidade de utilização dos sábados e a não reposição das horas de Assembleia da categoria – e as repassou ao BC. Os temas não foram incluídos no termo de acordo, de modo a dar maior agilidade na resolução da demanda junto ao Executivo e, consequentemente, ao pagamento. Todavia, seguem sendo discutidos internamente e estarão em pauta na próxima reunião com o Depes.
A assinatura do documento representa mais uma vitória parcial da greve. Seguiremos na luta, até que seja contemplada toda a nossa pauta reivindicatória, e seu engajamento é imprescindível.