Edição 163 – 2/9/2022

“Quem foi quem”: ferramenta do Diap analisa atuação de parlamentares em temas de interesse dos trabalhadores


O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), que presta serviços ao SINAL, desenvolveu a ferramenta “Quem foi quem no Congresso Nacional”. A plataforma traz dados em relação às votações dos parlamentares em temas que impactam os direitos dos trabalhadores, inclusive os servidores públicos, e, consequentemente, a prestação de serviços à sociedade.

Na página, é possível segmentar as buscas por deputados, senadores, sigla partidária, unidade federativa e alinhamento com as pautas trabalhistas, por exemplo. O Diap estabeleceu cinco critérios de avaliação, que levam em consideração a importância da matéria alvo da votação sob os pontos de vista político, econômico e social, o grau de disputa e o aspecto temporal da proposta, dentre outros. Compõem as notas, dadas por meio de porcentagem, votações em temas como reforma previdenciária, congelamento salarial dos servidores e valorização do salário mínimo.

“Como qualquer iniciativa que pretende fornecer dados e informações à sociedade, ela possui um recorte e esse recorte sempre possui algum grau de subjetividade”, observa o Departamento. Além de subsidiar o cidadão às vésperas das eleições 2022, com a proximidade do fim de mais uma legislatura, o sistema serve como uma espécie de “raio-x” do comportamento dos congressistas e de seus respectivos partidos.

Para acessar o “Quem foi quem no Congresso Nacional”, clique aqui.

Compartilhe!

Edições Anteriores
Matéria anteriorFunpresp: atuação do SINAL e do Fonacate garante melhorias ao texto da MP 1119/2022
Matéria seguinteGT do PASBC se reunirá no próximo dia 28, com presença de representantes do Banco Central