Edição 187 – 7/10/2022
SINAL solicita mudança em regra sobre compensação do recesso de fim de ano
O SINAL encaminhou nesta quinta-feira, 6 de outubro, ofício à diretora de Administração (Dirad) do Banco Central, Carolina Barros, por meio do qual pleiteia a possibilidade de compensação, por parte dos servidores da Casa, das horas referentes ao recesso de fim de ano antes da compensação dos dias parados durante a recente greve, diferentemente do que foi estabelecido pela Autarquia.
“Ocorre que a reposição de horas não trabalhadas em face da paralisação tem o prazo final previsto para dezembro de 2023 conforme ficou registrado no Acordo 32/2022-BCB/DEPES. Exigir que a reposição em decorrência de greve se dê prioritariamente em relação ao recesso de 2022, é, na verdade, impedir ou dificultar que os servidores possam desfrutar de direitos legítimos”, argumenta o Sindicato, uma vez que a determinação da Portaria nº 8.676/2022, do Ministério da Economia, é de que o recesso seja compensado até maio de 2023.
Por fim, o SINAL pede que, diante da relevância da matéria e proximidade do final do ano, a demanda seja apreciada com urgência.