Boletim do SINAL-RJ, de 07/05/2009 |
SINAL-RJ apresenta esclarecimentos sobre o recente processo de eleição da Diretoria Executiva do SINAL Nacional
O Conselho Regional do SINAL-RJ, tendo em vista as manifestações e os desdobramentos da eleição da Diretoria Executiva do SINAL, e após consultar o ex-Presidente David Falcão, recebeu dele os esclarecimentos, que transcrevemos abaixo e que foram disponibilizados a todos os Conselheiros do SINAL, em todas as Regionais.
"…Nos dias que antecederam a reunião do Conselho Nacional, soube que as Regionais de Belo Horizonte, São Paulo e Porto Alegre pretendiam articular candidaturas alternativas, inclusive à minha recondução a um terceiro mandato na presidência.
Foi realizada uma reunião em SP, na tarde do dia 23 de abril, convocada pelos respectivos CRs, para a qual não fui convidado, mas que contou com as presenças do presidente da regional de Brasília, Calovi, e de Sergio Belsito, do RJ.
Nessa reunião, as regionais de BH-SP-POA lançaram o nome de Alexandre Webhy, da Regional de Porto Alegre, para concorrer a presidência e ainda outras candidaturas que foram apresentadas na plenária do CN.
Rio de Janeiro e Brasília decidiram não aderir a essa articulação. Assim, seria natural que outras regionais se articulassem também, lançando seus candidatos ou apoiassem uma ou outra candidatura.
Já no Rio de janeiro, para a reunião do CN, ocorreram reuniões com representantes das Regionais de BEL, REC, DF, RJ e CUR, sendo que, em uma delas, houve também a presença de um conselheiro de SP, que acompanhou as discussões durante parte da reunião.
Na manhã do dia 29, eu e Belsito, fomos procurados por representantes das Regionais de BH-SP-POA, que propuseram apoiar a candidatura do Belsito à Presidente, desde que as regionais de BEL, REC, DF, RJ e CUR apoiassem o candidato de BH para a Diretoria de Relações Externas, em detrimento do candidato do DF, Calovi, que já havia manifestado interesse em se candidatar a esse cargo. Obviamente, tal iniciativa não pode ser aceita.
Da mesma forma, em nome das Regionais de POA, REC, DF, RJ e CUR, procuramos os conselheiros Alexandre Webhy (POA) e Eduardo Stalin (SP), informando que eles teriam o apoio para ocupar as pastas de Comunicação e de Estudos Técnicos, respectivamente, em reconhecimento ao perfil de cada um e da importância política de ambos. Alexandre foi eleito e Stalin recusou a candidatura.
Articulações, debates, alianças e votos. Assim foi o processo eleitoral, livre e democrático, cada um fazendo as suas escolhas e sendo parte do resultado, obedecendo às regras previamente conhecidas.
Conforme informou o Secretário Júlio Madeira, todas as falas foram gravadas e já estão disponíveis no sitio do SINAL, contribuindo para mostrar ao nosso filiado, mais que o registro impessoal de uma ata, as intervenções do plenário e a condução firme que o Conselheiro Jarbas Athayde impôs aos trabalhos da mesa.
Cabe-nos respeitar o resultado, apoiar os eleitos, exercer a crítica quando necessária, pensando nos objetivos maiores do sindicato, buscando antes apontar caminhos.
Os eleitos – tanto nas Regionais quanto na Nacional – terão enormes desafios pela frente, dentre eles:
– as ANDs trouxeram legados que colocarão à prova a capacidade de todos;
– o ambiente externo sinaliza com definições importantes para o sindicato (para o bem ou para o mal) a depender de como nos posicionarmos: risco de calote em 2010; agenda de final de governo (Art.192, direitos do consumidor, lei de greve e negociação no setor público, contribuição sindical);
– internamente, teremos que administrar os conflitos de sempre, fazer deslanchar positivamente o GT-PCR, lutar contra o esvaziamento de regionais, resolver os gargalos do PASBC, etc.
Ao novo presidente Sergio Belsito e a todos os eleitos – nacional e regionalmente -, os cumprimentos, apoio e votos de sucesso na gestão que se inicia."
Brasília, 5 de maio de 2009 David Falcão
|