PRESIDENTE DILMA RESPONDE AO SINAL
Em 14.9.2011 o Sinal enviou à Presidência da República, cópia de ofício encaminhado ao secretário de recursos humanos do MPOG, Duvanier Paiva. O documento foi co-assinado pelas demais entidades participantes da mesa de negociação.
A resposta presidencial, que chegou em nossas mãos há alguns dias, pode ser classificada como burocrática, desinteressada e evasiva.
Burocrática por constituir-se em mero cumprimento de ritual inerente a qualquer órgão público: ofícios devem ser respondidos. Se for possível atende à solicitação, ótimo. Se o pleito é inviável aos olhos do governante, enrole-se.
Desinteressada e evasiva por não se referir em momento algum ao tema central da nossa carta, a valorização do servidor público, nem em termos gerais, nem em resposta ao questionamento orçamentário específico. Evidentemente que, depois de tanta enrolação, lindas palavras soariam como hipocrisia. Um pouco de consideração, no entanto, poderia sinalizar mudança de atitude.
Há ao menos uma qualidade incontestável na resposta da presidente Dilma: ela não deixa margem a dúvidas de que a valorização do servidor público não é uma prioridade do atual Governo.
Vamos aceitar? Inertes?