Edição 138 - 28/09/2012

AGN de 4 de outubro preparará Ato Nacional do dia 10

A Assembleia Geral Nacional (AGN) de ontem, 27, aprovou o encaminhamento do Conselho Nacional (CN) de realização de Ato Nacional no dia 10 de outubro em defesa da retomada das negociações salariais.

Segundo o governo, as negociações serão retomadas somente no próximo ano, mas para nós, a categoria, representada pelos servidores na assembleia, reforçou a confiança na direção do Sinal, que seguirá atuando  em três frentes estratagicamente selecionadas: junto ao Banco Central, ao Congresso Nacional e ao Executivo, por meio do diálogo com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).

É fundamental destacar que o Sinal jamais deixou de lutar  e continuará lutando pela reabertura das negociações e nossa unidade de ação é a principal garantia para fazermos valer nosso direito constitucional à recomposição das perdas salariais decorrentes da inflação.

Na AGN de ontem, assinaram a lista de presença 1.127 colegas e o tema mais polêmico foi a apresentação, em algumas assembleias, do seguinte texto constante do abaixo assinado:

"Que os presidentes do Banco Central e do Sinal se mobilizem imediatamente para incluir a carreira de especialista do Banco Central no PL de reajuste de 5% ao ano entre 2013 e 2015"

Na consolidação nacional, 476 colegas aprovaram o texto, 196 rejeitaram-no, 14 se abstiveram e 305 sequer apreciaram a questão. Em São Paulo e em Salvador votou-se para saber se a proposta deveria ser ou não apreciada. Em São Paulo 88 foram contrários a apreciação, 17 favoráveis, com 5 abstenções; e, em Salvador, 11 foram contrários a apreciação, 6 favoráveis, com 3 abstenções.

Das 10 representações do Sinal, em seis, Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza Salvador e São Paulo, a proposta não foi votada; em duas, Porto Alegre e Brasília, ela venceu; em Recife e Rio de Janeiro, foi rejeitada.

Nossa leitura da vontade expressa por todos foi a de que o Sinal deve continuar buscando a reabertura do diálogo com o governo. Independentemente da posição de cada um de nós, reiteramos que a mobilização de todos, servidores e direção do BC, é imperativa e fundamental para a concretização da desejada reabertura de negociações.

As informações sobre a escolha dos delegados para a AND serão prestadas logo aos o encerramento da eleição.

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorA mobilização como fator de unificação pela retomada das negociações
Matéria seguinteServidores do BCB-RJ querem imediata reabertura de negociações