Cristiane Bonfanti
Brasília- A secretária Nacional do Consumidor, Juliana Pereira, disse que, nos próximos dias, o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor chamará as instituições financeiras para cobrar medidas de transparência na contratação e divulgação de pacotes de serviços bancários. Em julho, quando as novas normas do Conselho Monetário Nacional (CMN) entraram em vigor, o Ministério da Justiça notificou Caixa Econômica, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, HSBC, Santan-der e Citibank para que apresentassem as mudanças adotadas na oferta e publicidade desses pacotes. Ontem, Juliana disse que a secretaria recebeu e analisou os esclarecimentos das instituições financeiras e constatou irregularidades:
— Tem muito banco descum-prindo a regra do Banco Central de padronização de tarifas.
A resolução, aprovada em março, obriga os bancos a oferecer três novos pacotes padronizados de serviços, além do plano dos itens considerados essenciais. O CMN determinou ainda que, na contratação dos serviços, sejam prestados esclarecimentos sobre a possibilidade de uso de serviços e pagamentos de tarifas individualizadas, além dos oferecidos gratuitamente.
Procurados, Itaú, Bradesco e Citibank disseram ter adotado as medidas da resolução do CMN. Banco do Brasil e Santander também afirmaram cumpri-las. A Caixa disse que suas tarifas obedecem à regulamentação.
O HSBC não respondeu.
Fonte: O Globo