Edição 66 – 29/5/2014

“Estrutura de Poder e Sistema Eletivo do Sinal”. Criado o GT para debater o assunto e desenvolver o tema que será apreciado na próxima AND, em Manaus


Sendo a AND o órgão decisor da forma e conteúdo do Sindicato e face às suas sucessivas demandas propondo alteração no sistema eletivo, assumi, quando eleito, o compromisso de debater o assunto seriamente, permeando todas as regionais antecipadamente à realização da própria AND.

Em concordância a uma proposta não apreciada de formar um GT específico para discutir não só o sistema eletivo, mas a estrutura de poder no Sindicato, o grupo está iniciando seus trabalhos e transmite a mensagem abaixo.

Desejo sucesso ao GT e que consigamos êxito em manter o Sindicato de acordo com os anseios dos nossos filiados.

Daro Piffer

Mensagem do GT

Ao longo dos últimos anos têm surgido propostas para alterações no sistema eletivo do Sinal.

Na última AND (Assembleia Nacional Deliberativa), em janeiro de 2013, em Curitiba, foram apresentadas algumas propostas nesse sentido, porém não houve tempo para aprofundamento do assunto. Foi apresentada proposta de criação de GT para estudos sobre o tema, que não foi votada pela plenária.

Por ocasião das eleições da direção do sindicato, o então candidato Daro Piffer assumiu o compromisso de criar o grupo, medida aprovada pelo Conselho Nacional em dezembro de 2013.

Integram o grupo sobre a “Estrutura de Poder e Sistema Eletivo do Sinal” os conselheiros Sales (São Paulo, coordenador do grupo), Anderson Werner (Brasília, relator), Christian Pilz e Max (Brasília), Ivonil e Jordan (Curitiba), Ricardo Piccoli (Porto Alegre), Márcio Araújo (Rio de Janeiro), Pablo (Salvador) e Natalino (São Paulo).

Atento em responder a novos desafios e necessidades de sua base, o Sinal incluiu o tema objeto do GT entre os assuntos a serem tratados na futura AND, com realização prevista para novembro de 2014, em Manaus.

Pelo sistema de votação vigente, os filiados elegem seus conselheiros em cada regional. Proporcionalmente aos filiados de cada regional, são indicados os membros do Conselho Nacional (1 para 500 filiados), órgão deliberativo do Sinal. O CN, por sua vez, escolhe o presidente e os membros da Diretoria Executiva, órgão executivo do Sinal.

Os integrantes do GT, que vêm realizando pesquisas sobre o assunto, conclamam os filiados do sindicato a contribuir com os estudos. Estão disponíveis um grupo no Facebook para filiados, denominado “Sinal AND 2014 Est Poder Sist Eletivo”, e o email gt@sinal.org.br, disponível a todos os servidores ativos e aposentados do Banco Central. O GT tem como pressuposto que possíveis modelos deverão promover transparência, legitimidade e representatividade.

  • O que você pensa sobre os atuais órgãos executivos e políticos do Sinal?
  • Há algo a melhorar?
  • O quê?

Participe. Procure os integrantes do GT, envie e-mail, debata no Facebook. Candidate-se e seja delegado na próxima AND.

O sindicato se constrói com a sua participação!

Edições Anteriores
Matéria anteriorFalta de servidores põe em risco Regional do Banco Central em Belém
Matéria seguinteParalisação dos Técnicos e a falta de servidores no Banco Central repercutem na mídia