Edição 83 - 7/7/2014

Sinal se reúne com o Diretor de Fiscalização do Banco Central


Na quarta-feira, 2, o presidente do Sinal, Daro Piffer, e os diretores Epitácio Ribeiro (Secretário) e Luis Carlos de Castro (Relações Externas) reuniram-se com o diretor de Fiscalização do Banco Central, Anthero Meirelles, e o chefe Adjunto do Degef, Belline Santana, para discutir assuntos afetos à área de fiscalização. O encontro tratou, especialmente, dos indícios sobre o Desuc diminuir as atribuições da GTNOR, Gerência Técnica que abrange as regionais de Belém, Fortaleza, Recife e Salvador.

O Diretor, embora entenda como natural as discussões visando a otimização do processo de supervisão, bem como o rodízio de atividades entre as equipes, garantiu que esse assunto não foi objeto de apreciação pelo colegiado da Difis. Disse ainda que, ao contrário do que está sendo aventado, as representações regionais da área de fiscalização serão cada vez mais demandadas, a exemplo das recentes alterações implantadas pelo Desig em Salvador e pelo Decon em Fortaleza.

Por sua vez, Belline Santana, que coordena o Cofis, comitê responsável pela discussão do modelo de supervisão, entende que poderia estar havendo problema na comunicação e se colocou à disposição para tratar desse – e outros ruídos – com o sindicato.

Sobre a fiscalização de uma forma geral, Anthero Meirelles ponderou que a diminuição do quadro de servidores  aliada à ampliação das responsabilidades atribuídas ao Banco Central, vêm pressionando o departamento. Além disso, afirmou que o atual valor das diárias tem contribuído, e muito, para dificultar as atividades de supervisão direta.

O Sinal, ao tempo em que louva o pronto atendimento do pedido de reunião pela Difis, reafirma a necessidade de valorização das regionais por parte da Administração do Banco Central com a ampliação das atividades e do quantitativo de servidores. O sindicato permanecerá atento a qualquer iniciativa que caminhe em sentido contrário.

Edições Anteriores
Matéria anteriorReajuste de 28,86%
Matéria seguinteSinalBH informa 290/2014