A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público promove audiência pública, nesta tarde, para discutir o esvaziamento do quadro de funcionários do Banco Central (BC) e pedir a nomeação dos funcionários já aprovados em curso de formação.
“O concurso de 2013/2014 do Banco Central do Brasil, originalmente com 500 vagas, chega ao fim com 1.035 candidatos aprovados e já capacitados em curso de formação, prontos para a nomeação”, informa o deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA). Segundo o parlamentar, o atual quadro efetivo do banco é o menor desde 1975.
A deputada Geovania de Sá (PSDB-SC), que também pediu a realização desse debate, quer que os ministérios da Fazenda e do Planejamento prestem esclarecimentos sobre o concurso, que, originalmente havia sido autorizado para preencher 500 vagas, mas teve 1.035 candidatos aprovados.
O prazo de validade do concurso se encerra em 27 de setembro deste ano.
Foram convidados para discutir o assunto: representantes dos ministérios do Planejamento e da Fazenda, da Secretaria de Relações Institucionais, do Banco Central e do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal).
A audiência será realizada a partir das 14h30, em plenário 12.