“Financial Times” diz que Mantega tem que sair

    Redação 

    Jornal diz que a solução para Dilma recuperar credibilidade é mexer na equipe 

    O jornal britânico”Financial Times” reforçou ontem o tom de desconfiança internacional sobre a condução da economia brasileira pelo governo Dilma Rousseff, ao propor, em editorial, que o titular da Fazenda, Guido Mantega, seja substituído por um ministro “amigável” junto ao mercado.”Mantega há tempos perdeu o respeito dos investidores”, escreveu o jornal. 

    Esta não é a primeira vez que a imprensa econômica internacional questiona a permanência de Mantega. Em 2012, a revista “The Economist” pediu a troca do ministro e no ano passado ironizou sua continuidade no cargo. 

    Para o “Financial Times”, o Brasil vem se transformando, de um país “go-go” (“que vai para frente”), em um país “soso” (“mais ou menos”). O jornal britânico lembrou que o país foi listado pelo banco central norte- americano (Fed) entre os “cinco frágeis” – grupo de países considerados mais vulneráveis à alta dos juros nos EUA-e tem várias outros pontos fracos. Diz que as medidas fiscais para impulsionar a indústria aumentaram o déficit orçamentário,que acabou sendo “camuflado pela contabilidade criativa”. Isso teria levado o governo Dilma à perda de credibilidade junto aos investidores, “no momento em que os tempos estão difíceis e ela (Dilma) mais precisa deles”. 

    O editorial afirma que “quase todo mundo, dentro e fora do governo, concorda que a economia precisa mudar” e que poucos acreditam que o Brasil conseguirá fazer os cortes orçamentários anunciados, visto que o custo dos subsídios à energia só crescem, devido à longa seca que esvazia os reservatórios das hidrelétricas. 

    O cenário adverso fez Dilma “voltar à casa 1”, conclui o jornal, e agora ela tem a dura tarefa de reconstruir a credibilidade do governo. “O caminho mais fácil, entretanto, é mexendo no time”, conclui.

     

    Fonte: Brasil Econômico

    Matéria anteriorSelic vai a 10,75%, maior nível em três anos
    Matéria seguinteNo ritmo de uma recuperação “gradual”