Joaquim Barbosa adia aposentadoria para agosto

    Por Maíra Magro | De Brasília

    O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, pediu para adiar sua aposentadoria para o dia 6 de agosto.

    A previsão era de ele se aposentasse até o fim desta semana. A intenção do adiamento é permitir mais tempo para transferir as atividades da presidência ao ministro Ricardo Lewandowski.

    Ontem à tarde, seguindo instruções de Barbosa, a diretoria-geral do STF encaminhou um documento ao Ministério da Justiça solicitando que a publicação da aposentadoria só se dê no dia 5 de agosto. Antes, ele havia pedido que fosse na quinta-feira, dia 10 de julho. Como não se trata de aposentadoria compulsória, o ministro pode escolher a data do desligamento.

    Assim, Barbosa deve participar de mais uma sessão plenária do STF, na abertura do próximo semestre, marcada para o dia 1º de agosto. Barbosa e Lewandowski já se reuniram para tratar da transição e falaram ontem por telefone.

    Ontem, no Twitter, Barbosa deu palpites sobre a atuação da seleção brasileira na Copa do Mundo. No perfil @joaquimboficial, criado na sexta-feira, 4, Barbosa fez quatro postagens, todas falando de futebol.

    A mais recente trouxe palpites para a escalação da seleção para o jogo de hoje contra a Alemanha: “Sugestão para terça do meio pra frente: LGustavo, Fernandinho, Paulinho, Ramires ou William; Hulk, Fred. Bernard como arma p segundo tempo.”

    A assessoria de imprensa do STF confirmou que se trata de uma conta pessoal do ministro.

    Barbosa está trabalhando no plantão de recesso do Supremo enquanto não sai sua aposentadoria.

     

    Fonte: Valor Econômico

    Matéria anteriorDólar em R$ 2,20 é outra ferramenta para evitar o descontrole dos preços
    Matéria seguinteIncertezas quanto a 2015 derrubam confiança e PIB