Ministros querem ‘anúncio já’ da meta

    EQUIPE ECONÔMICA DEFENDE SUPERAVIT DE 1,8% A 2% DO PIB E AÇÃO RÁPIDA PARA EVITAR REBAIXAMENTO DE NOTA DO PAÍS

    Dilma pede simulações para checar qual seria uma poupança factível; objetivo é evitar nova quebra de expectativas

    VALDO CRUZ
    DE BRASÍLIA

     

    Uma ala do governo Dilma Rousseff, preocupada com o risco de rebaixamento da nota brasileira pelas agências de classificação de risco, defende que seja anunciada ainda neste ano uma meta “crível” de superavit primário para 2014, de 1,8% a 2% do PIB.

    Ministros próximos à presidente e membros da equipe econômica consideram que o governo precisa não só anunciar imediatamente a meta de economia de gastos para pagamento da dívida pública como divulgar, ao mesmo tempo, “medidas consistentes” para garantir o seu cumprimento.

    Para essa ala, a política fiscal virou o calcanhar de aquiles do governo, que não pode mais “cometer deslizes” diante do cenário mundial ainda incerto, referência à iminente retirada dos estímulos à economia dos EUA.

    SIMULAÇÕES

    Dentro do Palácio do Planalto, contudo, ainda não há uma decisão sobre o assunto e existe uma tendência, segundo auxiliares presidenciais, de deixá-la para o início do ano que vem.

    Segundo a Folha apurou, Dilma pode deixar a decisão para fevereiro, quando for anunciada a programação do Orçamento de 2014.

    O prazo é considerado longo demais pela equipe econômica, pelo risco de ficar próximo de uma possível aceleração do fim dos estímulos à economia americana, previsto para o fim do primeiro trimestre do ano que vem.

    Antes de definir a meta, a presidente pediu simulações para checar de quanto pode ser o superavit em 2014.

    Um assessor disse que ela não quer anunciar uma meta que não será cumprida, como tem acontecido.

    Neste ano, o superavit primário oficial do setor público era de 3,1% do PIB, mas foi reduzido para 2,3% a fim de acomodar as desonerações tributárias e ampliar investimentos para combater a crise econômica.

    O novo percentual, anunciado pelo ministro Guido Mantega (Fazenda) por orientação da presidente, foi considerado suficiente pelo mercado para estabilizar a dívida. A meta, porém, não será cumprida. Deve ficar em, no máximo, 1,7% do PIB.

    Segundo auxiliares, Dilma “está convicta de que precisa evitar o rebaixamento” da nota de crédito brasileira e tem de adotar medidas na área fiscal. Só não sabe ainda quanto pode garantir –e cumprir– de superavit primário.

    O Ministério da Fazenda e o Banco Central defendem um superavit de todo setor público (União, Estados e municípios) de 2% do PIB; setores como Casa Civil e Ministério do Planejamento falam em 1,8% do PIB.

    Agências de classificação de risco, que ameaçam rebaixar a nota brasileira, consideram que 1,8% do PIB seria consistente com uma estabilização da dívida pública.

     

    Fonte: Folha de S.Paulo

    Matéria anteriorPresidente repreende Mantega por declarações
    Matéria seguinteBC da Indonésia vive dilema parecido com o brasileiro