‘NYT’: Dilma precisa fazer a reforma política

    Jornal também alerta para a necessidade de o governo investir na infraestrutura

    Da Redação

    Em pouco mais de uma semana, a economia brasileira voltou a ser tema nas páginas de um grande veículo da imprensa internacional. Após a reportagem de capa da última edição da revista britânica “The Economist” concluir que o governo brasileiro perdeu o rumo na condução da economia, agora foi a vez do “The New York Times” falar das dificuldades da presidenta Dilma Rousseff para “gerenciar a economia e satisfazer às crescentes aspirações de seu povo”.

    Em editorial publicado na edição de ontem, o jornal — um ícone da imprensa norte-americana e mundial — não foi tão crítico quanto a “Economist”, mas destacou que a presidenta Dilma Rousseff precisa empreender duas ações cruciais para retomar o crescimento e recuperar o controle da inflação: “promover a reforma política e aumentar os investimentos em projetos públicos”. O diário destaca que o Brasil teve uma década de rápido crescimento e renda crescente sob os governos Lula e Dilma, mas ano passado cresceu apenas 0,9% e neste ano deve ficarem 2,5% – um contraste com os 7,5% do Produto Interno Bruto (PIB) de 2010.

    “Programas como o Bolsa Família, que dá dinheiro a famílias que vacinam suas crianças e as colocam na escola, reforçaram a renda dos pobres e melhoraram sua saúde”, diz o editorial. O jornal alerta porém para o risco da inflação, dizendo que atinge os mais pobres: “Em cidades como São Paulo, as pessoas pagam mais por alimentos, habitação e outros produtos básicos do que em outros países do mesmo porte. O principal motivo é que o governo não construiu rodovias, ferrovias, portos e outras obras de infraestrutura para manter o crescimento da economia. O Brasil também impõe altas taxas de importação que inflacionam o preço de muitos produtos e serviços”, conclui o jornal.

     

    Fonte: Brasil Econômico

    Matéria anteriorSelic ficará estável em 2014
    Matéria seguinteBrasil volta a ter a maior taxa de juros do mundo