Perspectivas da Agenda Semanal dos Poderes

    A semana que abre os últimos vinte dias até a realização do 1º turno das eleições tende a ser, novamente, tomada por mobilizações eleitorais. No Executivo, a presidente Dilma Rousseff participa de reunião com intelectuais e artistas no Rio de Janeiro. No Legislativo, a CPMI da Petrobras deve ouvir o ex-diretor Paulo Roberto Costa. Já no Judiciário, duas turmas do Supremo Tribunal Federal (STF) poderão apreciar ações contra parlamentares.

    A segunda-feira (15/09) deve ser marcada pela intensa mobilização dos principais candidatos à presidência da República. Além disso, do ponto de vista eleitoral, o dia também será marcado como o último para a substituição de candidatos. Após essa data, alterações só poderão ocorrer em caso de morte de algum candidato.

    Pela manhã, a presidente Dilma participará do lançamento do livro “Um País chamado Favela”, de Renato Meirelles e Celso Athayde, na Central Única das Favelas do Rio de Janeiro (CUFA/RJ). À tarde, Dilma Rousseff, juntamente com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, participará de ato com intelectuais e artistas no Teatro Casa Grande (RJ). Enquanto isso, a candidata Marina Silva (PSB) participará de ato político com artistas e intelectuais na Casa das Caldeiras (SP). Já o candidato Aécio Neves (PSDB) deverá realizar campanha em Linhares (ES).

    Na terça-feira (16/09), Marina Silva (PSB) poderá reunir-se com jovens empreendedores em São Paulo (SP). No início da noite, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizará debate com candidatos à Presidência da República, em Aparecida do Norte (SP).

    Ainda no cenário eleitoral, o instituto Ibope poderá divulgar os dados de sua nova Pesquisa. O resultado deve ser divulgado na noite de terça ou na manhã de quarta-feira (17), na TV Globo e no jornal “O Estado de S.Paulo”.

    No Poder Judiciário, a 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) deverá apreciar uma ação penal contra o deputado Bernardo Santana de Vasconcellos (PR/MG) e um inquérito contra o senador Cássio Cunha Lima (PSDB/PB). Já a 2ª Turma poderá deliberar sobre um inquérito contra o deputado Paulo César Quartiero (DEM/RR).

    Por fim, dois importantes índices econômicos podem ser divulgados. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgará o resultado da Pesquisa Mensal de Serviços. Em outra frente, a Fundação Getulio Vargas (FGV) apresentará o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S).

    Na quarta-feira (17/09), a candidata Marina Silva (PSB) realizará campanha eleitoral no Rio de Janeiro (RJ). O candidato do PSDB, Aécio Neves, participará de caminhadas em São Paulo (SP).

    No Legislativo, a Comissão Mista Parlamentar de Inquérito (CPMI) da Petrobras poderá ouvir o ex-diretor Paulo Roberto Costa. O ex-diretor teve, durante a última semana, possíveis trechos do acordo de delação premida divulgados na mídia. Segundo a publicação, o esquema contava com a participação de políticos tradicionais no cenário nacional.

    Por outro lado, a FGV divulgará três índices econômicos: o Indicador Antecedente Composto da Economia (IACE), Indicador Coincidente Composto da Economia (ICCE) e o Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10).

    Ainda na cena econômica, o Federal Reserve (FED), Banco Central dos Estados Unidos, deverá realizar a sua reunião para discutir a extensão do programa de estímulos à economia norte-americana.

    Na quinta-feira (18/09), a partir das 9h, o Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC) promoverá o seminário “Desigualdades no Parlamento: sub-representação e reforma do sistema político”, em Brasília.

    Ao longo do dia, a candidata Marina Silva (PSB) fará campanha em Goiânia (GO) e em Salvador (BA). Aécio Neves (PSDB), por sua vez, realizará campanha em Itabuna (BA).

    Na sexta-feira (19/09), a candidata Marina Silva (PSB) realizará campanha na Baixada Santista (SP).

    Fechando o dia, o IBGE apresentará outros dois índices: a pesquisa do abate de animais, do leite, do couro e da produção de ovos de galinha referente ao segundo trimestre de 2014 e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15.

    Outro dia importante para as eleições será o sábado (20/09), que, conforme rege a Lei Eleitoral, marca o início do período em que nenhum candidato às eleições de outubro poderá ser detido ou preso, salvo em flagrante delito.

    Matéria anteriorAtuação do BC esquenta a campanha
    Matéria seguinteSindicato do BC critica Dilma e Marina por afirmações sobre autonomia