Renan desiste de votar autonomia do BC após encontro com Dilma

    Senador havia prometido colocar projeto em votação em 2013

    DE BRASÍLIA

     

    Depois de um encontro com a presidente Dilma Rousseff, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) disse ontem que desistiu de colocar em votação este ano o projeto que concede autonomia operacional ao Banco Central.

    Ele afirmou que, como governo e oposição são contrários à proposta, o debate foi “interditado” no Congresso.

    “Os governos são contra a regulamentação. A oposição também. Isso, na verdade, interditou o debate que parecia amadurecido. Evidentemente, não está”, disse o senador.

    Na semana passada, Renan prometeu colocar o projeto em votação até o final do ano. O gesto foi interpretado como um recado a Dilma, depois que a presidente indicou o secretário-executivo Francisco Teixeira para o Ministério da Integração Nacional –e não o senador Vital do Rêgo (PB), aliado de Renan e indicado pelo PMDB para o cargo.

    Renan nega que tenha discutido a questão do Banco Central no encontro com Dilma, assim como a indicação de Vital para o ministério, mas mudou o discurso sobre o projeto de autonomia do banco depois da conversa que ocorreu na tarde de ontem no Palácio da Alvorada, residência oficial de Dilma.

    “Esse é um dos artigos que precisa ser regulamentado, mas não há um amadurecimento que permita a apreciação pelo Senado”, disse.

    Na conversa, Dilma e Renan discutiram a aliança do PT com o PMDB nos Estados.

    Em meio à pressão de peemedebistas para que a sigla rediscuta a união com o PT em torno da reeleição de Dilma devido às disputas regionais entre as legendas, Renan disse que a aliança está “certíssima” e “mais do que nunca consolidada”.

    (GABRIELA GUERREIRO)

     

     

    Fonte: Folha de S.Paulo

    Matéria anteriorPagamentos tem novas regras
    Matéria seguinteDemorou, mas ficha caiu